12/06/2018 às 18h10min - Atualizada em 12/06/2018 às 18h10min

Estadão e FAAP promovem Fórum Campanha Eleitoral e Fake News

Renato Galvão
Renato Galvão
Na manhã de ontem (11), o Estadão realizou com correalização da FAAP, o Fórum Estadão Campanha Eleitoral e Fake News. 

Como todos sabem, as eleições ocorrem em outubro deste ano, para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Com o desânimo e até descaso de boa parte da população, especialmente pela corrupção marcante nos últimos anos, as famosas fake news, crescem e o jornalismo é um dos combatentes para a queda de informações e matérias falsas.

O evento contou com a participação de Lula Guimarães (publicitário e coordenador de campanhas eleitorais); Caio Magri (presidente do Instituto Ethos); Rafael Cortez (cientista político da Consultoria Tendências) e Celso Matsuda (professor de marketing político da FAAP), todos participantes do painel: Como fazer campanha com mais ética e menos dinheiro.

O segundo painel: O uso da internet na disputa pelo voto, contou com a participação de Marco Aurélio Ruediger (representante da diretoria de análises de políticas públicas da FGV-RJ); Eugênio Bucci (professor da Escola de Comunicação e Artes da USP); Daniel Bramatti (presidente da ABRAJI) e Fabio Malini (coordenador do LABIC da Universidade Federal do Espírito Santo).

Interessante foi a visão de Lula Guimarães, que está comandando a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), candidato a presidente pela segunda vez, já que foi candidato e chegou ao segundo turno pelo próprio PSDB, em 2006. Na visão de Lula, Alckmin é um político de enorme sucesso em São Paulo e mesmo tendo participado de uma eleição nacional há 12 anos atrás, muita gente não lembra deste fato e por isso, fará um trabalho de divulgação do candidato para aumentar sua popularidade em todo o Brasil.

Já a visão de Daniel Bramatti, que comanda a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o Brasil passa por uma deslegitimação do jornalismo (imprensa), tanto pelo lado da direita quanto da esquerda. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp