20/01/2012 às 18h47min - Atualizada em 03/05/2012 às 18h47min

Barbara Marques – Sem Rascunho

Coragem… Por um lado, apenas uma palavra pequena de três sílabas, mas que sem dúvida é uma das características humanas mais importantes e que mais aprecio.

Nando Pires

Atualmente não se vê muito dela por aí, sobretudo quando o assunto é a arte e especialmente a música, um gênero tão comprometido com uma macro-indústria multimilionária, que muitos artistas já se acostumaram a se privar de suas opiniões e posições em detrimento de manterem seus “lugares ao sol”.

Qual o dano disso? É que retirando todos os possíveis assuntos das letras, apenas sobram o amor, o sexo e o universo musical fica limitado à essa “cornice” que atualmente polui todas as programações das grandes emissoras de rádio e TV. Uma pena, porque perdemos poesias como as do Chico Buarque, Cazuza, Lobão, Zé Ramalho e muita coisa boa que se tivesse nascido nesse momento de parca cultura, acredito que também não teria espaço qualquer…

Mas nesse deserto musical, sempre acaba se acha um oásis criativo, mesmo que distantes uns dos outros e, a insistência pode representar a diferença entre “o bem e o mal”! (risos)

Num espaço artístico consistente, onde a forma estética das músicas se liga eficientemente com o conteúdo inteligente e ao mesmo tempo acessível das letras, se encontra a cantora e compositora paulistana Barbara Marques!

Porque iniciei o texto falando de coragem? Por identificar um trabalho que ao contrário de se privar, se manifesta! Porque hoje tenho o prazer de indicar um álbum que ao invés de perseguir os modismos, transita com tranqüilidade por seu próprio caminho e mais do que isso! Guarda em si, uma sonoridade peculiar, particular e de grande qualidade!

Ou seja; músicas boas, letras boas e inéditas, bem tocadas e cantadas, bem gravadas e produzidas… E podem apostar que isso não é pra qualquer um! O trabalho que reúne todas essas qualidades é o CD “Sem Rascunho”, primeiro disco de Bárbara Marques, onde ela passeia por diversas influências como o reggae, afrobeat, rock, pop e até o maracatu, findando por construir um álbum com uma sonoridade muito fluida, que pode ser tido como uma MPB moderna.

Além de compositora das 12 músicas do CD, Barbara também nos agracia com interpretações fortes, típicas de quem sabe o sentido de cada letra, onde os “recados” são passados de formas contundentes aos ouvintes através de sua voz forte e marcante. Um trabalho de arte, feito por uma artista, não tenho dúvida!

Mas realmente não se dá para explicar com palavras as sensações que uma música pode transmitir, portanto seguem os endereços onde poderão encontrar o trabalho de Barbara Marques e mergulhar em sua musicalidade! Site: www.barbaramarques.com MySpace: www.myspace.com/barbaramarques .

Novamente findo por desejar a todos um ótimo, musical e revigorante final de semana, desta vez ao som do álbum “Sem Rascunho” da cantora e compositora “Barbara Marques”!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp