13/09/2017 às 13h39min - Atualizada em 13/09/2017 às 13h39min

Sabe aqueles dentes brancos dos artistas? Confira tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental.

Tudo o que você precisa saber sobre: clareamento dental
É bem verdade que o brasileiro é um dos povos mais vaidosos do mundo. E quando o assunto é estética, principalmente quando se refere à saúde bucal, o Brasil lidera nas pesquisas de mercado. A busca por um sorriso perfeito, por incrível que pareça, tornou-se a meta de muitas pessoas e de acordo com as declarações dos especialistas Diego Borrajo e Winicius Aragão, o clareamento dental é uma dessas alternativas.

“Por mais que o branco seja a cor mais estampada nos sorrisos dos famosos, a busca das pessoas em querer aderir ao procedimento, muitas das vezes, se dá em relação em elevar a autoestima. Acredito que um dos aspectos primordiais da odontologia moderna hoje em dia não é somente trabalhar com bocas e dentes, mas com emoções e em querer oferecer aos pacientes uma melhor qualidade de vida”, disse Diego Borrajo.

O dentista explica que um dos fatores que tendem escurecer os dentes é o passar da idade, tornando a dentina mais amarelada.  “Outro fator são os alimentos e bebidas que possuem em sua composição grande quantidades de corantes, sejam eles naturais ou artificiais, como chocolate, açaí, café, refrigerantes com cola, vinhos tintos, interferindo na pigmentação do dente influenciando assim a sua tonalidade”, ressalva Borrajo.

Procedimento

Sobre o procedimento, Winicius Aragão comenta que a maioria das  pessoas podem se submeter ao tratamento, porém, o dentista complementa que ele não deve ser realizado com pessoas que tenham alta sensibilidade dentária, irritação gengival, condições pré-cancerígenas, lactantes e gestantes. “É essencial que o dentista esteja atento na avaliação de cada pessoa”, disse.

O especialista em estética afirmou ainda que a realização do clareamento dental pode ocorrer de duas formas: os feitos em casa (clareamento caseiro) e os realizados no consultório, com e sem ativação por meio de luz. “Ambos devem ser realizados com a supervisão de um cirurgião-dentista já que este processo ocorre por meio de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio”, comenta Aragão.

Referente ao clareamento feito no consultório, Winicius afirma que o tratamento produz resultados rápidos, que é três vezes mais potente que a técnica caseira, e que a sua diferença já pode aparecer a partir da segunda sessão.

“Já no clareamento caseiro é confeccionado para o paciente uma moldeira personalizada, além do fornecimento do gel. Esse manejo pode ser realizado em casa ou até durante o sono, mas, é valido ressaltar, que todo cuidado é essencial, pois, muitas das vezes, as pessoas tendem a deglutir o produto, quando feito de maneira incorreta, e pode ser prejudicial à saúde”, enfatiza Aragão, comentando ainda que, o resultado surge a partir da segunda semana. “O indicado é fazer tratamento conjugado associado das duas técnicas, sendo primordial para a busca do sorriso perfeito”.

Mas, qual é a durabilidade? Segundo Diego Borrajo, isso vai depender do comprometimento de cada pessoa.

“Como o clareamento dental visa recuperar a cor original dos dentes perdida em algum momento durante a vida ou melhorar a estética, é necessário que o paciente tome alguns cuidados como escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental, usar produtos que contenham flúor, evitar alimentos que tenha corante e o mais importante, fazer manutenção semestral e seguir a orientação do dentista que fará todo o monitoramento do tratamento”, finaliza Diego, recomendando ainda para as pessoas que aderiram ao tratamento não utilizar produtos de clareamento que são vendidos sem orientação. “Muitas pessoas se enganam, mas estes produtos não obtém a mesma eficiência daqueles que são usados por profissionais e tendem não clarear toda face do dente aparentando nenhum resultado”.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp