27/09/2016 às 14h40min - Atualizada em 27/09/2016 às 14h40min

Betth Ripolli

Escritora, Palestrante, Comunicadora e Pianista

Thiago Santos
 Quem é o ser humano Betth Ripolli?
 Eu sou Betth Ripolli, que vim para algo além de acordar, dormir, vestir, trabalhar, se divertir. Vim para ir ao encontro de minha missão que é, através de uma doença abençoada e uma doença magnifica, poder levar aos que me leem e assistem, mensagens de autoconfiança que nos fazem vencer quaisquer obstáculos, transformando-os em oportunidades. Nos apropriando de nosso pensar, sentir e querer podemos sim superar a tudo, sempre lembrando de agradecer as passagens mais difíceis pois é delas que crescemos.


 Betth?
 Muitas vezes negamos nossa aptidão. Sempre pensei em ser bailarina mesmo com meu pai ter me esperado com um piano na sala de casa quando vim da maternidade. Por anos e anos, neguei o piano. Só quando tive artrite e depressão aos 33 anos, retomei o instrumento. E ele me curou. E hoje curo as pessoas com ele. Eu larguei um marido e abracei o piano. Dizem que eu toco com a alma. Mais que isso. Eu transcendo quando toco. Saio do meu corpo e viajo. E sei que levo as pessoas comigo. Por isso nominei minha última composição ( está no encarte do meu bestseller) – EM SINTONIA COM A ALMA.


 Pode-se deduzir que a comunicação, seja ela através do canto, escrita ou oratória sãos suas grandes paixões no âmbito existencial?
 Deus me abençoa nessa vida enormemente. Sou grata da hora que acordo até a hora de dormir. Sei o quanto minha música e minhas palestras plasmam na mente das pessoas, fazendo-as refletir e como tem ocorrido muito, até a mudar de vida... Recebi a grande benção de poder me dedicar à musica e à oratória e imagino que não poderia ter sido mais agraciada em nenhuma outra profissão. O piano passou a fazer parte da minha vida aos 35 anos quando virei pianista profissional. Aos 40 gravei meu primeiro CD. Depois dos 50 comecei a compor e cantar, coisa que nunca imaginei fosse capaz. Minhas composições só trazem boas mensagens, fala de amor, de alegria, de vida, de encontros. Assim como meu programa SINTONIA na Alltv, que em mais de 150 entrevistas só trouxe gente do bem partilhando algo que possa fazer a mais de um.


 Fantástico! Estou entrevistando uma pianista?
 
Talvez um pouco mais que isso. Somo a função de professora de piano e violão (parei de lecionar inglês por falta de tempo), sou empresária da Harmonia Eventos Musicais há 26 anos (portanto minha empresa deu certo!). Faço palestra motivacional com banda feminina e mais de 10 mil pessoas já se beneficiaram do conteúdo que ela contem. Sou comunicadora num programa semanal de entrevistas online. Componho, toco piano, violão e canto nos meus shows, já gravei 5 CDs (um deles inteirinho autoral) . Sou mãe e avó! E meu trabalho mais dignificante é ser voluntária em Hospitais, asilos onde levo minha música. Além de participar de várias associações que buscam o empoderamento da mulher e que realizam trabalhos focados na melhoria de nosso país.


 E também é apresentadora?
 Sem querer, virei apresentadora. Depois de ser entrevistada num talkshow da ALLTV, o dono da mesma me convidou para ter um programa, já que a audiência tinha sido boa e me percebeu bem à vontade com a câmera. Meu programa chama-se Sintonia, que é o nome de meu quarto CD e tem um item inegociável – sempre trazer temas edificantes, do bem e para o bem comum. Nenhum deles traz más noticias e os meus convidados são pessoas que tem algo importante a dizer. Em qualquer área.


 Palestrante?
 
Ser palestrante foi um chamado. Há uns 4 anos um astrólogo oriental me disse que eu não estava em minha missão. Fiquei chateada porque que estava “abafando” tocando como voluntária por aí! E ele me disse que poderia continuar tocando mas que minha verdadeira missão era falar. Falar, não para 4, 40 pessoas, mas para multidões. Que eu tinha vindo para essa vida para ajudar a mudar o mundo através da palavra. E aí o Universo trouxe uma oportunidade de eu abraçar essa ideia. Tocando no Hcor às 23h para enfermeiros da UTI e Pronto socorro a pedido da administração, de repente me vi contando um pouco de minha história e intercalando com música. Fiz a turma rir, chorar, cantar e dançar. Ao final, todos vieram me abraçar e agradecer. E eu, chorando, descobri que era a isso que o astrólogo se referia. Minha história de vida e o conhecimento da essência do ser humano iriam me encaminhar à minha missão através de palestras. Juntei as duas paixões – tocar e falar. Como superei assedio sexual e financeiro, violência doméstica e me tornei o que sou, isso tem servido de exemplo para quem me ouve.


 Porque o dia 03 de outubro lhe será tão especial?
 
Nasce o terceiro pilar de um propósito de vida. Dizem que no decorrer de nossa existência temos que ter um filho (tive - um casal abençoado) , plantar uma árvore (plantei dezenas) e escrever um livro. Dia 3 de outubro lanço na Livraria da Vila do shopping JK, o best-seller( falo isso porque tenho certeza que será !!!) A AUTOCONFIANÇA O OXIGÊNIO DA VIDA .... RESPIRA... ESTÁ TUDO AÍ.


 Utilize as palavras e nos faça sentir o que você sentiu ao se deparar com as primeiras palavras escritas?
 
Quando iniciei o livro foi numa data que nas cartas do taro( estudei isso), corresponde ao arcano 22 - A VITÓRIA! Me emocionei com a facilidade com que as palavras vinham à minha mente, senti que fui guiada por uma força maior, assim como quando componho. Recebia uma inspiração muito forte e quando relia os capítulos não me achava capaz de ter escrito tudo aquilo. Agora que tenho um exemplar à mão e estou relendo, reitero essa convicção. Não escrevi o livro sozinha. Teve a mão de Deus. E essa sensação é indescritível. Faço rir, chorar, desperto compaixão. Imagino que exercito os 4 gigantes da alma , no livro – medo, alegria,tristeza e raiva. Para tudo se juntar numa linda biografia em que além de minha recuperação compartilho todos os profissionais que me ajudaram a me reerguer. Eles colocam seus depoimentos em suas áreas( antroposofia, homeopatia, medicina chinesa, astrologia, numerologia, Constelações familiares, programação neurolinguística, radiestesia entre outras. E melhor ainda, passo o contato de cada um deles para quem quiser se beneficiar.


 Qual o propósito incutido no titulo de seu livro?
 
Fazer com que as pessoas creiam que elas tem em si seu maior potencial. Quando temos essa crença e nos fortalecemos com ferramentas de auto conhecimento e autoestima, somos imbatíveis. A Autoconfiança é imprescindível para nossa realização pessoal e profissional. E tenho duas máximas- O MAL É UM BEM DESLOCADO! – sou prova disso. E... TUDO QUE ME ACONTECE A MIM PERTENCE E É O RESULTADO DE MINHAS ESCOLHAS.


 O que você sentiu ao ter em mãos sua obra já concluída?
 
Sinto como tendo um terceiro filho, amado e respeitado. E que, entregarei ao mundo assimcomo fazemos com nossos herdeiros. Não peço a Deus que ele se transforme em um best-seller. O Universo fará isso. Eu sou grata a Deus por ter me dado inspiração e tempo para me dedicar a mais essa ousadia.


 De que forma sua obra ira cooperar em prol do amigo leitor?
 
Centenas de pessoas irão encontrar eco em seus corações, em qualquer passagem dos capítulos. Seja quando comento sobre esportes (tem depoimento do empresário do Neymar e do Milton Neves, já que meu pai foi o folclórico ROMEU ITALO RIPOLI o melhor dirigente de time de futebol que esse pais já teve) . Seja quando falo de política ou cultura. Seja quando relato relacionamentos com pais. Enfim, tem de tudo um pouco. Com muito humor e envolvimento.

 Para finalizar, se importa em expressar palavras que se tornem sinônimo de inspiração para o amigo leitor que também deseja viver em prol da arte? E também uma frase que seja capaz de descrever o que você sente por fazer algo que muito ama? 
 Sonhe. Sonhe muito e ouse tornar seu sonho realidade. Quer tocar um instrumento? Toque. Viva a arte! Creia em você. Foque, dê atenção e coloque energia no que você quer. Saia da caixinha. Pare de reclamar... quem reclama clama duas vezes e o Universo traz em dobro. Decida você sua vida e o que quer ser. Somos soberanos sobre nossa vontade. Total proprietários de nosso pensar, sentir e querer. Liberte-se de suas crenças limitantes e de tudo que te aprisiona. Viver é uma benção e a vida não tem ensaio. E voa. Acordar é um milagre. Confie. E a vida vai lhe sorrir. Respira... está tudo aí!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp