04/09/2012 às 14h24min - Atualizada em 04/09/2012 às 14h24min

Pequenas Empresas: 3 dicas para sua Fan Page

Dicas para Pequenas Empresas que estão começando a investir em mídias sociais

https://www.facebook.com/sosMidiasSociais

 

Hoje vamos falar em como uma pequena empresa pode encontrar, nas redes sociais, uma alternativa para ajudar no seu crescimento, divulgação, relacionamento com o cliente, entre outros.

Como todos sabem, uma pequena empresa geralmente tem um capital muito limitado e precisa economizar ao máximo, porém, sem perder a qualidade do produto ou serviço.

 

Por isso, antes das 3 dicas, é preciso lembrar que é preciso saber escolher o profissional de mídias sociais que ficará responsável pela criação, manutenção e atualização diária dos perfis da empresa nas redes sociais.

 

Como escolher um bom profissional de mídias sociais?

Bem, o mercado está cheio de gente dizendo que é consultor/profissional/analista de mídias sociais, no entanto vemos muitas “mesmices” e muitos investimentos em marketing nas redes sociais que não dão o retorno esperado. Como na maioria das áreas, eu indico que a escolha por um profissional de mídias sociais seja feita da seguinte forma.

 

Primeira: Entrar em contato com, no mínimo, 3 profissionais de mídias sociais.

 

Segunda: Solicitar que lhe enviem algum material de apresentação, pode ser um PPT. Analisando o PPT, você já pode começar a ter uma ideia de “com quem está lidando”.

 

Terceira: Solicitar alguma indicação ou case que ele tenha participado anteriormente.

 

Quarta: Procure indicação com seus amigos. Veja se algum amigo seu, que também tem empresa ou comércio, já conhece algum bom profissional da área. De preferência que seu amigo já tenha trabalhado com ele e que tenha boas referências.

 

Uma segunda alternativa seria treinar uma pessoa da equipe de marketing da empresa para capacitá-la a efetuar um planejamento de mídias sociais sólido e ficar responsável pela manutenção/atualização das redes sociais da empresa. Isso inclui não só compartilhar o conteúdo básico, mas também estar de prontidão para responder às perguntas e interagir com os fãs/clientes.

 

Tendo escolhido um bom profissional de mídias sociais, ele deverá saber, talvez melhor do que eu, as 3 dicas que virão a seguir:

 

3 dicas para Fan Page de uma Pequena Empresa

A inserção de uma marca no Facebook  deve ser feita de maneira gradual. Não adianta nada você criar uma Fan Page, incluir tudo de uma só vez e depois ficar sem material para a atualização.

Ou seja, as 3 dicas que tenho para compartilhar com você são referentes as primeiras fases que uma Fan Page de uma Pequena Empresa deve atravessar.

 

Dica 1:

Ao criar a Fan Page, conforme já mencionado acima, não “entupa” de atualizações no primeiro dia. Espere o dia seguinte e o seguinte...

No primeiro dia, você só precisa incluir o básico, como logo da empresa, preencher o “sobre”, uma foto aqui, outra ali, e deixe uma mensagem do tipo “postaremos mais novidades em breve...”

Lembre-se: você ainda não construiu seu público! As atualizações devem ser feitas diariamente, porém, usando o bom senso. Indico fazer não mais que 5 atualizações por dia e se concentrar em aumentar o número de fãs.

E a 2ª dica é justamente sobre isso.

 

Dica 2:

Como vimos acima, uma das primeiras coisas que devemos focar numa Fan Page é:

“É preciso construir o Público Base!”

Para tanto, tenho algumas dicas para você:

O analista de mídias sociais que você escolheu deve saber que a Fan Page tem diversos recursos, como convidar amigos por e-mail para curtir sua Fan Page, curtir páginas relacionadas ao “tema” da sua Fan Page, enviar mensagens (pelo Facebook mesmo) diretamente aos seus amigos solicitando que curtam sua Fan Page – 1° público de uma Fan Page de uma Pequena Empresa são os amigos e amigos de amigos dos integrantes da equipe.

 

Totavia, você já pensou em ajudar o analista de mídias sociais? Ele já lhe informou que você pode fazer isso?

Bem, para ajudar o analista de mídias sociais a construir o público inicial para sua Fan Page, você pode tomar algumas medidas:

 

Primeira: Deixe os ícones/atalhos das redes sociais da sua empresa sempre à vista no seu site!

 

Segunda: Envie e-mail marketing com links para as redes sociais.

 

Terceira: Você produz material impresso, como folhetos, cartões de visita, banners, cardápios, etc.? Então incluia em cada um deles o endereço da sua Fan Page ao lado endereço do site e do telefone.

 

Quarta: Seja um administrador da sua Fan Page, junto com o analista de mídias sociais! Como fazer isso? Seu analista de mídias sociais deve saber como fazer, mas vou explicar aqui que você pode ajudar, também pelo Facebook, a criar o público base para sua Fan Page iniciante.

No Painel de Controle da Fan Page, existe um campo chamado “Editar Página”, clique nele e vá em “Cargos Administrativos”. Nessa tela, o administrador da Fan Page pode incluir mais Administradores, Criadores de Conteúdo, entre outros.

 

Minha dica aqui é que você inclua mais de um administrador de página, mesmo que um deles fique como administrador e o outro com outro “cargo”, pois o importante aqui é que mais de uma pessoa possa indicar amigos para curtir a Fan Page e criar o público base derivado de mais de uma fonte.

 

Dica 3:

Minha terceira dica é para quando a Fan Page já tiver com o público base.

Eu considero que, ao alcançar 100 fãs, já dê para colocar em prática. Digo isso porque já tive a oportunidade de colocar em prática a dica a seguir, com o mesmo número de fãs e os resultados foram bons.

 

Nesta fase, você vai criar uma promoção exclusiva para seus fãs no Facebook!

Mas como e o que fazer? Bem, você tem o público e quem melhor do que eles para responderem a essa pergunta?

 

Faça uma pergunta para seus fãs e marque todos os amigos para responderem. Ao mesmo tempo, selecione de 10 a 20 fãs, dentre os 100 fãs que você tem, e envie uma mensagem personalizada para cada um deles, pedindo que responda à sua pergunta e ainda também para mais 20 amigos.

 

Além disso, crie um banner no seu site com a pergunta e o atalho diretamente para a pergunta na Fan Page. Faça o mesmo pelo e-mail marketing.

Indico que insista na ideia pelo menos uma semana (7 dias), enviando lembretes todos os dias.

 

Após esse período, você terá respostas suficientes para elaborar uma promoção que seus próprios clientes ajudaram a elaborar. Caso seja necessário, dependendo do assunto que a promoção engloba, você poderá criar uma 2ª e uma 3ª pergunta relacionadas ao assunto e repetir o processo da 1ª pergunta.

 

Aqui vale um conselho: se em algum momento você falar em promoção, lembre-se de que promessa é dívida! Se você prometeu, cumpra! Se não cumprir, todo o esforço para gerar o público base foi por água abaixo.

 

Sugestão e Conclusão 

Sugiro que após o término da promoção, você volte ao assunto e peça aos participantes ou ganhadores (dependendo do conteúdo/tema da promoção) que comentem na sua Fan Page sobre a promoção e indiquem sua Fan Page aos amigos para eles participarem das próximas promoções que você fará.

 

Se tudo for feito com foco, organização e paciência, os resultados podem surpreendê-lo!

Mas vale, mais uma vez, repetir. Não exite receita de bolo! Essas são apenas dicas que compartilho baseado no que estudei e nos cases que participei. E lembre-se: nas redes sociais, você precisa testar diversas alternativas, sempre usando o bom senso, para saber o que funciona com o seu produto, para seu o target.

 

Bem, vou ficando por aqui... até a próxima e obrigado pela visita!

 

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