27/06/2012 às 11h00min - Atualizada em 27/06/2012 às 11h31min

LIBERTADORES - A final da eficiência contra a tradição!

Boca e Corinthians estão à beira de um novo fim.

twitter.com/dedemathias

É HOJE!!!

 

Cada um com sua meta, o Corinthians por um lado já fez história na competição e chegou à final, fase que nunca havia sido atingida por nenhuma outra geração corintiana, mas o time quer mais e o tíltulo inédito da competição é o grande sonho da uma das maiores torcidas do mundo. O Boca Juniors por outro lado, pode igualar a marca do rival argentino Independiente e ganhar a Libertadores pela sétima vez, um feito e tanto para todos os jogadores da geração Riquelme.

 

Como o primeiro jogo será em “La Bombonera” esta Libertadores será decidida pela oitava vez em solo brasileiro. As últimas sete finais aconteceram em São Paulo (2005 e 2011), Porto Alegre (2006, 2007 e 2010), Rio de Janeiro (2008) e Belo Horizonte (2009).

 

No lado do Boca Juniors, Clemente Rodriguez, Rolando Schiavi, Pablo Ledesma e Román Riquelme já venceram a competição em outras oportunidades.

 

No Corinthians, Danilo, Alex e Fabio Santos já levantaram a taça por outros clubes brasileiros e devem ser fundamentais nesse ano.

 

Vamos dar uma olhada nas escalações e partir para uma análise:

 

Boca Juniors – Esquema tático: 4-1-3-2

 

O boca vem a campo com Orión no gol, Roncaglia, Schiavi, Caruzzo e Clemente Rodriguez formando a linha defensiva; Ledesma, Somoza e Ervitti são os três volantes que marcam muito forte e dão liberdade para que Riquelme pense e arme o jogo ofensivo; Mouche (velocista e brigador) e Santiago Silva (El Tanque) formam uma dupla de ataque que marcam muito a saída de bola.

O time do Boca jogou a competição toda apostando numa forte e adiantada marcação, num contra-ataque muito rápido e em jogadas inspiradas de Riquelme.

 

Corinthians – Esquema tático: 4-2-3-1

 

A versatilidade no esquema tático corintiano é uma das principais forças do time, muitos consideram que o time joga num 4-4-2, alguns chamam de 4-3-3 e quando precisam defender jogam muito no 4-6 sem nenhum atacente, a verdade é que o técnico Tite trabalhou muito duro para conseguir tal disciplina tática de seus jogadores.

 

Cassio é absoluto no gol, Alessandro e Fabio Santos são os laterais que devem jogar mais defensivamente nesta noite; Chicão e Leandro Castán ficam na retaguarda da excelente dupla de volantes Ralf e Paulinho; Alex joga mais centralizado com Jorge Henrique aberto pela direita e Emerson mais adiantado pela esquerda; Danilo faz o papel de um falso centroavante chegando de trás e mostrando toda a sua força nas bolas aéreas.

 

Apesar de toda a força e experiência na competição que o Boca possui, considero o grupo do Corinthians melhor tecnicamente e isso pode fazer a diferença.

 

A grande coincidência da final é que ambos os clubes ficaram marcados por ter uma disciplina tática muito bem aplicada pelos treinadores e seguida a risca pelos jogadores, ambos tiraram as sensações Santos e Universidad de Chile da competição por terem feito uma marcação exemplar nos dois jogos da semifinal.

 

Minha aposta: Empate em 0 X 0

 

Acredito num empate em La Bombonera, um ótimo resultado para o Timão.

 

Não é nada fácil enfrentar os argentinos, muito menos na casa deles. O Corinthians terá que manter a calma que teve durante toda a competição, evitar ao máximo cair na “catimba” argentina e Ralfi terá a missão de marcar Riquelme com muita eficiência.

 

Com a decisão aberta, o Corinthians traz o jogo para o Pacaembú e deve jogar com mais liberdade no segundo jogo.

 

A certeza é que será uma grande final!

 

E você, qual sua aposta?

 

Deixe seu comentário abaixo.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp