25/05/2012 às 23h23min - Atualizada em 25/05/2012 às 23h23min

O Passo Largo da Música!

Trata-se de uma recente banda formada por veteranos músicos brasilienses

Nando Pires

É aquela história de sempre: O que seria de nós sem o controle das coisas? Sobretudo, quanto àquela remota ideia do quão remoto seria o mundo televisivo se não fosse o tal do controle remoto… (risos)

O fato é que de posse desse objeto disputado e desejado, eu estava a “zapear” (neologismo criado para nomear a ação de mudar compulsivamente os canais) e quando menos esperava encontrar algo legal, por se tratar daquele bloco de canais estatais de política, eis que acho um power trio literalmente “quebrando tudo” e mais “dois” poucos!

Trata-se de uma recente banda formada por veteranos músicos brasilienses, mais precisamente com o bacharel em guitarra e violão pela universidade de Brasília, Marcus Moraes. O contrabaixo de 6 cordas fica sob a responsabilidade de Vavá Afiouni, que também integra a banda Toró de Palpite e acompanhou músicos como Otto, B Negão e Gerson King, além de já ter excursionado em turnês pela Europa, USA e África. Por fim, a percussividade precisa do grupo fica a cargo do baterista Thiago Cunha, que atualmente é um dos músicos mais requisitados do cenário do rock brasileiro.

Com uma formação dessas, já era de se esperar bons resultados, mas nem sempre é esse “aparente óbvio resultado” que se constata em trabalhos instrumentais realizados por grandes músicos, porque o exagero nas ideias e técnicas costuma prejudicar a sonoridade e fluência das músicas, dando-lhes a simples conotação de meros exercícios motores nos instrumentos… Ou seja: Muita nota e pouca musicalidade.

Mas o trabalho da banda Passo Largo passa longe dessa desastrosa realidade e com toda a destreza de grandes instrumentistas, que seus três músicos apresentam, eles constroem arranjos muito bons, tanto em suas composições, quanto nas releituras que elaboram para grandes clássicos. Isso permite lhes conferir um adjetivo que se observado sob uma ótica aprofundada, é um grande elogio: Passo Largo é uma banda de rock instrumental “legal”!!!

Eis a pérola que o programa “Talentos” da “TV Câmara” me trouxe recentemente! Quero parabenizar imensamente por esse programa de utilidade pública e mais do que isso, pela altíssima qualidade desse grupo brasiliense que já no seu quarto ensaio estava a passos largos galgando os degraus da alta escada evolutiva da música instrumental!

Muito bem sintetizado pelo guitarrista Marcus Moraes, segue sua definição da banda: “O Passo Largo nasceu para ser uma válvula de escape para tocarmos nossos instrumentos da maneira que gostamos e no estilo que adoramos, o rock instrumental criativo e virtuoso!”

Prazer… O prazer no trabalho que se faz está evidente na música do “Passo Largo” e posso lhes assegurar que também terão grande prazer ao ouvir esses caras tocando com maestria seus instrumentos musicais!

Interessou? Segue o MySapce da banda para que curtam um ótimo rock instrumental brasileiro: www.myspace.com/passo-largo

E tradicionalmente, findo por desejar um ótimo, revigorante e muito musical final de semana para todos nós!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp