07/06/2024 às 13h20min - Atualizada em 07/06/2024 às 13h18min

Arquitetura autoral brasileira é referência para empreendimentos mundiais

Em visita ao litoral norte de Santa Catarina, Amanda Ferber, fundadora e CEO do Architecture Hunter, um dos maiores veículos internacionais de arquitetura, afirmou que o país volta ao cenário internacional com a sua arquitetura autoral, assim como na época do movimento modernista brasileiro, que revelou nomes icônicos como Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer. Projetos brasileiros, como do Infinitá Treehouse, da construtora Blue Heaven, se tornam únicos no mercado nacional e internacional ao ousarem, a exemplo dos apartamentos com verdadeiras piscinas particulares nas sacadas.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

A arquiteta Amanda Ferber, fundadora e CEO do Architecture Hunter, um dos maiores veículos internacionais de arquitetura com audiência de mais de 3.3 milhões, esteve recentemente em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, e visitou o Infinitá Treehouse, empreendimento da construtora Blue Heaven. Na ocasião, a empresária definiu o projeto como único e que agrega ao novo cenário da arquitetura brasileira que, nos últimos 5 anos, ganhou ainda mais força com a valorização do trabalho autoral e inovador dos arquitetos pelas construtoras e incorporadoras de todo o país.

“Este movimento traz a arquitetura do Brasil de volta ao cenário internacional, como nos tempos do modernismo brasileiro, marcado pela tropicalização e que revelou nomes icônicos como Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado. Esses arquitetos não apenas moldaram a paisagem urbana com suas obras únicas, mas também estabeleceram o Brasil como uma referência mundial em arquitetura. Hoje, a população voltou a ser mais exigente em relação aos seus imóveis, na busca por inovação e originalidade. E, ao analisar isso, algumas incorporadoras encontraram espaço para adotar uma arquitetura autoral”, afirma a especialista.

A profissional, atual brand voice da construtora, reforça que a nova geração de arquitetos brasileiros tem se destacado pelo uso de materiais locais, como madeira nativa, e pela integração da natureza nos projetos arquitetônicos, como pode ser visto no Infinitá. Essa abordagem distinta, traz uma nova identidade à arquitetura contemporânea brasileira que, inclusive, é inspiração para empreendimentos em várias partes do mundo, como a ‘Concrete House’ em Melbourne, na Austrália.

“Para este novo projeto que estamos lançando com a Amanda, vamos criar a série ‘Heaven Sculpted’, com cinco vídeos sendo três sobre o Infinitá Treehouse e dois do Monolyt, e abordar a importância da inovação nos empreendimentos. Vamos transformar os nossos projetos em obras de arte e compartilhar isso com o mundo, pois as pessoas desconhecem este potencial arquitetônico, principalmente na nossa região. Agora, com a globalização da informação, essa conexão instantânea, as pessoas começam a entender o que é a arquitetura”, afirma o CEO da Blue Heaven, Fabrício Bellini.

O Infinitá Treehouse impressiona com elementos que se distanciam totalmente de edifícios tradicionais. Tem pisos de pedras vulcânicas e fachadas com piscinas suspensas em varandas de vidro ‘extra clear’, altamente translúcido e que evita a ‘deformação’ da imagem das pessoas quando em contato com a água. Possui também soluções personalizadas oferecidas pela construtora, como a integração de automação de alta tecnologia, até mesmo na área do churrasco. Além disso, o empreendimento vai conectar os moradores com a natureza por conta da Mata Atlântica que rodeia parte do empreendimento e também pela visão privilegiada para o mar. 

Com assinatura dos renomados escritórios de arquitetura franco-brasileiro Triptyque e Architects Office, este que tem à frente grandes nomes do cenário arquitetônico brasileiro como Greg Bousquet e Sávio Jobim, os apartamentos do Infinitá Treehouse variam de R$ 7 milhões a R$ 22 milhões, como é o caso da cobertura triplex, que possui mais de 760 m² de área privativa. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp