16/04/2024 às 23h07min - Atualizada em 13/04/2024 às 23h01min

Saúde mental do jogador de futebol: Caso de Richarlison acende alerta

Investir na saúde mental é tão importante quanto investir na saúde física de um jogador, afirma o empresário do futebol, Emerson Zulu

Emerson Zulu (Sandro)

O centroavante do Tottenham e membro da Seleção Brasileira, Richarlison, compartilhou em uma entrevista à ESPN os detalhes de sua batalha contra a depressão após a derrota do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, bem como o envolvimento em um escândalo de desvio de dinheiro por parte de seu empresário.

Cheguei a falar com meu pai que ia desistir [...] é loucura chegar para o meu pai, que foi o cara que correu atrás do meu sonho, assim, e falar que, pô, pai, quero desistir”.

Acho que a psicóloga, querendo ou não, salvou, me salvou, salvou minha vida por que eu só pensava besteira. No Google mesmo eu só pesquisava besteira, só queria ver besteira de morte”, afirmou durante a entrevista.

O caso de Richarlison acendeu o alerta para o cuidado com a saúde de jogadores de futebol além do físico, que costuma ser o centro das atenções, mas não o único fator que pode ajudá-lo a manter um desempenho saudável.

De acordo com o empresário do futebol e CEO da Strategic Sports, Emerson Zulu, que já investe em um acompanhamento 360 para seus jogadores, com uma equipe multidisciplinar, afirma que atualmente não se pode pensar em carreira no esporte sem contar com uma equipe completa.

O treinamento físico deve ser apenas uma parte de todo o acompanhamento feito com um jogador, saúde mental, alimentação, mentalidade, controle emocional, e vários outros fatores são muito importantes para que ele aumente o seu desempenho de forma saudável, por isso, também devem ser levados em consideração”.

Não basta ter apenas um profissional para cuidar da saúde do atleta, é preciso contar com profissionais especialistas em várias áreas que colaborem para trazer uma abordagem mais completa para trazer um equilíbrio maior, evitar lesões, aumentar desempenho e vida útil na carreira”, explica Emerson Zulu.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp