09/04/2024 às 20h05min - Atualizada em 08/04/2024 às 20h01min

Novo estudo analisa o uso de células tronco para tratar lesões na coluna

O uso de células tronco permite resultados muito melhores que os métodos tradicionais de tratamento de lesões em células tronco, explica o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho

As lesões na coluna são danos que afetam a estrutura vertebral e podem causar dor crônica, limitações de movimento e até mesmo paralisia. Elas são causadas por acidentes, má postura ou doenças degenerativas e prejudicam bastante a qualidade de vida do paciente.

O tratamento tradicional desse tipo de lesão é  muito complexo, baseado no uso de analgésicos, anti-inflamatórios  e  dispositivos ortopédicos  para  melhorar  a  mobilidade  e  postura  da  área  afetada, e muitas vezes, não é eficaz na melhora do problema.

Mas uma forma relativamente recente de tratar lesões na coluna tem se desenvolvido cada vez mais: As células tronco. 

Elas conseguem se diferenciar em vários tipos celulares, regenerando tecidos e reduzindo a inflamação, como demonstra o novo estudo “Desenvolvimento urbano sustentável em saúde: integrando pesquisas em células - tronco para lesões na coluna”, publicado na Revista Políticas Públicas e Cidades pelo Neurocientista e médico ortopedista, Dr. Luiz Felipe Carvalho, pioneiro no Brasil em cirurgia com uso de células-tronco, tendo recuperado diversos atletas famosos e pelo Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

O tratamento com células-tronco tem como objetivo recuperar as células nervosas danificadas na medula espinhal após a lesão usando métodos como transplante intravenoso ou punção lombar. As células-tronco podem ser administradas na coluna de várias maneiras, ajudando a complementar a estimulação epidural, por exemplo. Elas têm potencial para regenerar tecidos danificados de forma única”, explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Células tronco x tratamento tradicional

De acordo com o Dr. Luiz Felipe, que já utiliza a técnica há anos para recuperar a mobilidade de pessoas com lesões na coluna, as células tronco trazem melhores resultados por agir na regeneração dos danos na coluna do paciente.

Enquanto o tratamento convencional usa analgésicos e fisioterapia para aliviar a dor e melhorar a mobilidade, o tratamento com células-tronco age diretamente nos problemas do paciente”.

Isso ajuda a reduzir a lesão de forma mais eficaz por estimular a regeneração, melhorar a formação de cicatrizes e gerar uma recuperação mais rápida, sendo menos invasivo que procedimentos cirúrgicos e mais eficaz que os medicamentosos, pois tem um poder ímpar de modulação das dores de forma permanente”, afirma Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp