15/03/2024 às 20h23min - Atualizada em 15/03/2024 às 20h17min

Seu negócio vai sobreviver ao tempo? Especialista explica como fazer a sua empresa se manter durante gerações

Mais de 70% dos negócios não resiste à passagem da primeira para a segunda geração, afirma o advogado Sérgio Vieira

Fundar uma empresa é uma tarefa complicada, mas mantê-la, especialmente quando falamos de vários anos, é ainda mais complexo, por isso, muitos empresários depositam as suas expectativas em seus filhos, para que eles sigam com o negócio no futuro, algo que muitas vezes não acontece.

De acordo com o advogado Sérgio Vieira, apesar de os filhos serem herdeiros naturais dos negócios, caso eles não querem assumi-los, eles não precisam “morrer”.

Os empresários muitas vezes preparam seus filhos para tocarem o negócio no futuro, mas isso nem sempre acontece e, aí? Fecha a empresa? É nesse detalhe que muitos não pensam”.

O que fazer para manter a minha empresa por muitos anos?

Uma das principais saídas para esse tipo de situação que ajuda a empresa a sobreviver por várias gerações é profissionalizar a gestão do seu negócio, afirma Sérgio Vieira.

Mais de 70% dos negócios não sobrevivem sequer à passagem da primeira para a segunda geração, imaginem para as demais. Por isso, se você quer criar um projeto perene é necessário mapear essas possibilidades”.

Uma das principais alternativas é a profissionalização da gestão do seu negócio, ou seja, contratar um CEO de mercado que gerencie a empresa enquanto os herdeiros recebem os dividendos disso após as remunerações. É preciso pensar que a empresa é maior que as pessoas envolvidas e em como ele vai sobreviver ao tempo”, afirma Sérgio Vieira.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp