15/03/2024 às 20h16min - Atualizada em 15/03/2024 às 20h14min

Networking para mulheres: Confira 5 dicas de como construir uma rede de contatos

Sophia Utnick-Brennan compartilha insights de como montar uma carteira de contatos para ampliar seu negócio

Construir e manter uma rede de contatos robusta é um dos pilares do sucesso empresarial. Para mulheres empreendedoras, essa rede é ainda mais crucial, pois proporciona não apenas oportunidades de negócios, mas também um apoio fundamental em um ambiente muitas vezes dominado apenas por homens. 
 
Apesar dos avanços significativos, elas ainda enfrentam desafios únicos, como o acesso limitado a financiamento e recursos, além de preconceitos e estereótipos arraigados no mundo dos negócios. A empresária  Sophia Utnick-Brennan explica que uma rede de contatos forte e diversificada pode ser um verdadeiro diferencial, fornecendo suporte, orientação e oportunidades de colaboração. “Algumas estratégias eficazes podem ajudar as mulheres a construir uma rede de contatos poderosa e sustentável, permitindo que expandam sua influência, desenvolvam parcerias estratégicas e alcancem seus objetivos empresariais”, acrescenta a profissional. 
 
Confira 5 dicas de Sophia para ampliar sua rede de contatos: 
 
1. Participe de eventos de Networking específicos para mulheres: 
 
Procure por conferências, workshops e eventos de networking direcionados para mulheres empreendedoras em sua área. Esteja aberta para conhecer novas pessoas e compartilhar suas próprias experiências e desafios. Participe ativamente de grupos de discussão e sessões de networking para aproveitar ao máximo essas oportunidades. 
 
 2. Utilize as redes sociais de forma inteligente: 
 
Mantenha seu perfil profissional atualizado em plataformas como LinkedIn, destacando suas realizações, ideias, habilidades e experiência. Participe de grupos e comunidades relacionadas ao seu setor de atuação no mercado e contribua com discussões relevantes. Esteja aberta para se conectar com pessoas novas e envie convites personalizados para estabelecer uma conexão mais significativa. 
 
 3. Busque por mentoria: 
 
Identifique mulheres empreendedoras ou profissionais experientes em sua área de atuação que você admire e respeite. Envie uma mensagem personalizada explicando por que você está interessada em sua orientação e como você acredita que ela poderia ajudá-la em sua jornada empreendedora. Esteja aberta para aprender com as experiências e conselhos da sua mentora e mantenha uma comunicação regular para acompanhar seu progresso. 
 
4. Cultive relacionamentos autênticos: 
 
Priorize a construção de relacionamentos genuínos e autênticos em vez de apenas buscar quantidades de contatos. Seja proativa em oferecer ajuda e suporte aos seus contatos sempre que possível, criando uma relação de reciprocidade. Mantenha contato regular com seus contatos através de mensagens, e-mails ou encontros pessoais para fortalecer os laços ao longo do tempo. 
 
5. Esteja aberta a novas oportunidades: 
 
Esteja sempre receptiva a novas oportunidades de trocas de conhecimento, parcerias e colaborações que possam surgir em diferentes momentos e contextos. Mantenha uma mente aberta e flexível para explorar novas conexões e possibilidades de crescimento para o seu negócio. Esteja preparada para sair da sua zona de conforto e participar de eventos ou atividades que possam expandir sua rede de maneira significativa.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp