04/03/2024 às 22h53min - Atualizada em 04/03/2024 às 22h33min

Vanessa Lopes: Especialista explica como funciona quadro psicótico de ex-BBB

O quadro da participante é um tipo de psicose com uma duração mais breve, afirma o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento

Reprodução/TV Globo

Após a desistência da influenciadora Vanessa Lopes, de 22 anos, no Big Brother Brasil 24 no mês de janeiro após polêmicas dentro do reality que levantaram questões sobre a saúde mental e estabilidade emocional da participante. A influencer participou do Fantástico e falou sobre o seu tratamento, afirmando ter sido diagnosticada com um “quadro psicótico agudo”.

De acordo com o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, o transtorno psicótico agudo é um tipo de psicose com menor duração.

“Cada caso é muito específico de acordo com cada paciente, no entanto, existem algumas coisas que podemos observar, por exemplo, o transtorno psicótico agudo é um tipo de psicose que dura entre 24h e um mês, ele pode se assemelhar com a esquizofrenia e incluir delírios, alucinações e dificuldade para manter pensamentos organizados”.

“Esse tipo de problema pode ser desencadeado por uma gama de fatores, mas normalmente o gatilho para o seu surgimento é uma situação de estresse extremo, embora traumas, privação de sono, ambiente hostil, entre outros, podem estar relacionados ao transtorno psicótico breve. Por isso é importante um tratamento que identifique as situações relacionadas aos sintomas para direcionar o tratamento adequadamente”, explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Quais os principais sintomas do transtorno psicótico agudo?

O transtorno psicótico agudo possui variações de acordo com cada paciente, no entanto, alguns sintomas podem ser facilmente identificáveis, confira os principais:

- Delírios;

- Alucinações;

- Discurso desorganizado;

- Comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp