01/03/2024 às 22h19min - Atualizada em 01/03/2024 às 22h12min

Mulher empreendedora: Como a motivação pode ‘driblar’ a dupla jornada de trabalho

A dupla jornada de trabalho existe, mas é mais uma das dificuldades presentes da jornada de mulheres que exige superação, afirma a médica e empresária na área da saúde, Dra. Patrícia Santiago

Dra. Patrícia Santiago (MF Press Global)

No dia 8 de Março é comemorado o Dia da Mulher, uma data usada para homenagear e reconhecer as conquistas femininas, destacar os desafios da jornada e promover a igualdade de gênero. Um dos grandes desafios para mulheres que buscam empreender é a chamada “dupla jornada de trabalho”, que trata da conciliação entre atividades profissionais e tarefas domésticas.

De acordo com a Dra. Patrícia Santiago, mulher negra, mãe, médica e empresária, a  dupla jornada é um grande desafio, mas que é possível superar com persistência e motivação.

A dupla jornada é uma realidade, principalmente para as mulheres e principalmente para as mulheres empreendedoras que precisam, muitas vezes, se dedicar à empresa, ter um emprego-base e ser responsável por tarefas domésticas, o que é um desafio, mas dentro de uma jornada empreendedora enfrenta-se diversos desafios diariamente, cabe à mulher definir como vai lidar com isso”.

Uma história de superação

Dra. Patrícia Santiago tem origens muito humildes, nascida no interior do Amazonas, cresceu com seus irmãos sendo cuidada pela sua mãe, uma professora e mãe-solo, responsável pelo sustento de toda a família. Patricia se dedicou a contribuir com as despesas desde cedo, trabalhando em vendas, com alfabetização e até mesmo em funerárias.

Com todo o seu esforço, conseguiu entrar na faculdade de medicina e formar-se em 2013, desde então passou a trabalhar com atendimento médico no interior do Amazonas, chegando a ser diretora de um hospital em Manaus. Atualmente a Dra. Patrícia é proprietária de duas clínicas médicas, a STO - Serviço de Tratamento da Obesidade e a Evie by STO. Durante toda a sua jornada precisou dedicar-se às tarefas domésticas e à contribuição com o sustento da família em paralelo ao empreendedorismo.

Como superar os desafios sendo uma mulher empreendedora?

De acordo com a Dra. Patrícia Santiago, é possível superar as barreiras da jornada empreendedora, inclusive a dupla jornada, tendo organização e persistência.

Empreender nunca é uma tarefa fácil, para homens, mulheres, jovens, desempregados, pais, etc., cada um enfrenta seus próprios desafios, que não podem ser motivo para desistir, ou seja, o grande segredo é manter a consistência e persistir, nunca deixando as primeiras barreiras te impedirem de seguir em frente”.

Agora, falando especificamente da dupla jornada, eu, que durante toda a minha vida precisei me dedicar a tarefas fora do empreendedorismo, como ajudar a minha mãe no sustento da família, cuidar dos filhos, da casa, ter outros empregos, etc., sei o quanto é importante ter uma boa organização de tempo e de priorização de tarefas, isso te ajuda a dispor melhor suas tarefas no seu dia”, explica Dra. Patrícia Santiago.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp