16/04/2015 às 14h35min - Atualizada em 16/04/2015 às 14h35min

Cristiane Broca

Deixemos de lado todos os temores e, lutemos com afinco até que nossa humanidade sinta-se satisfeita graças aos nossos esforços rumo ao que desejamos...

Thiago Santos

 Quem é o ser humano Cristiane Broca?

 Sou uma pessoa sensível, sonhadora e guerreira que está sempre buscando evoluir e aprender coisas novas. Não consigo ficar estagnada, talvez por isso me sinta tão bem em trabalhar com literatura. Nesse ramo há sempre novos mundos, emoções e desafios a serem explorados.

 

 Escrever sempre lhe fora uma paixão antiga?

 Sim. Na escola eu participava de eventos em datas comemorativas, e vez ou outra escrevia minhas próprias poesias para declamar. Sempre me senti ligada a tudo que envolvesse artes como música, desenho, dança, teatro e literatura, sendo a última a minha grande paixão. Na adolescência escrevi algumas histórias e também crônicas de amor. Parei por alguns anos, mas sempre que tinha uma brecha me via escrevendo. Quando decidi escrever um livro, em 2009, percebi logo que queria fazer isso pelo resto da minha vida.

 

 Diria que o ato da escrita está entre as mais belas artes?

 Sim, com certeza. Nada nunca me tocou tão fundo quanto a literatura. Tenho facilidade em sair do ar e me transportar para as histórias que leio, sinto na pele as emoções das personagens. Tornar-me escritora foi um processo natural, porque mesmo quando não estava lendo, me via criando histórias na minha própria imaginação. A arte tem o poder de tocar as pessoas e a literatura faz isso com maestria ao guiá-las por cenários e sensações únicas. Cada leitor sente o mesmo livro de forma diferente, e quando um leitor lê o mesmo livro pela segunda vez, também será uma experiência diferente, pois perceberá novas nuances acerca da história, ainda que ela não mude.

 

 Lá está você. Com seu primeiro livro em mãos! O que sentiu?

 Uma mescla de emoções positivas: excitação, alegria, sentimento de realização, amor pela história que idealizei e que havia se materializado, expectativa por todos os leitores que seriam tocados por ela... O dia em que peguei meu livro pela primeira vez foi inesquecível. Foi quase como o nascer de um filho.

 

 A Nova Sofia?

 A Nova Sofia foi um mini-conto que criei para a antologia "Não é só por vinte contos". Ela conta a história de uma jovem recém-transplantada que ao acordar no hospital, acompanha as manifestações que ocorrem em todo o Brasil. Sofia nunca foi uma jovem engajada e vê na nova chance que está tendo a possibilidade de mudar isso.

 

 Quão precioso será para o amante da leitura as lições aprendidas em seus livros?

 Sempre procurei criar histórias verossímeis, com as quais os leitores se identificassem. Acredito que o papel do escritor seja mais do que simplesmente entreter e me apego às mensagens que procuro passar. Cinco Anos, meu primeiro romance para jovens adultos, é minha principal obra e fala sobre tempo, destino, amadurecimento, e como traumas da infância tendem a formar o caráter e personalidade das pessoas em sua vida adulta. É uma história romântica que apresenta diferentes tipos de amor. "Amor antes do fim" é um conto que apresenta a história de Sílvia, uma jovem que, acreditando estar vivendo o último dia antes do fim do mundo, decide ir em busca do amor. É uma história leve e divertida, voltada para o público teen. "A Nova Sofia" fala sobre as manifestações no Brasil e conta a história de uma jovem que após receber um transplante decide se tornar alguém mais engajada e lutar pelo que acha certo. Essa foi uma antologia idealizada pelo escritor Marcos Bassini, e disponibilizada de forma gratuita para download pelo Skoob. Por último, "Marcas do passado" conta a trajetória de um casal que após ter sido separado durante a infância devido a um acontecimento trágico envolvendo suas famílias, reencontra-se anos depois e precisa lidar com os sentimentos contraditórios que eles sentem um pelo outro. A antologia foi idealizada pela autora Lycia Barros e teve como tema o amor como força transformadora de algo ruim em algo bom. O livro foi disponibilizado gratuitamente para leitura no site da rede social Widbook.

 Os links para compra de minhas obras ou download das que são gratuitas, se encontram no site: http://www.cristianebroca.com.br

 

 O livro “ Cinco Anos ” lhe rendeu ótimos momentos!

 Sim. Cinco Anos foi meu primeiro romance publicado. Com ele entrei de vez no mercado literário e iniciei minha trajetória como autora nacional. Autografei-o em duas Bienais: no Rio, em 2013, e São Paulo, em 2014.  Depois que o lancei em formato digital pela Amazon, por duas vezes ele figurou entre os 10 mais vendidos entre todas as categorias, indo parar na lista da revista Veja. É maravilhoso ver o interesse das pessoas pelo livro, mas o que me deixa mais feliz são os feedbacks carinhosos que recebo e saber como minha obra tem tocado o coração dos leitores. São vários depoimentos de pessoas que se identificaram com a história ou alguma de suas personagens. Alguns relatos chegam a ser comoventes.

 

 

 

 

 Quais lições lhe veio, entre sua primeira publicação e a mais recente?

 A principal lição que aprendi é ter paciência e perseverança. Em um mercado difícil como o nosso, ser paciente é fundamental. Também é necessário que o autor empreenda tempo e muita dedicação para sua carreira avançar. A história do autor que ganha rios de dinheiro escrevendo em uma cabana no lago, sem se mexer, por aqui é mito. Para ser autor no Brasil você precisa vencer a timidez e ir à luta, participar de eventos, fazer parcerias e divulgar a sua obra. Vale o velho ditado: Só é lembrado aquele que é visto.

 

 E quais preciosidades são proporcionadas ao escritor no processo da escrita?

 É durante o processo de escrita que o autor vivencia alguns de seus momentos mais emocionantes com a obra. Acontece quando imaginamos um caminho para a história, e de repente surge uma ideia inesperadamente melhor, e que levará a um rumo completamente diferente. Quando escrevemos, por vezes somos surpreendidos positivamente. Também experimentamos momentos difíceis, como quando determinado capítulo não evolui como desejamos e precisamos reescrevê-lo várias vezes até acertar o ponto. E além das emoções com a escrita em si, vivenciamos também as emoções das personagens. Tornamo-nos amigos e crescemos com elas enquanto enfrentam seus desafios e amadurecem. O aprendizado que surge na fase da escrita é  maravilhoso.

 

 Para finalizar nos fale dos seus projetos atuais e futuro!

 Acabei de terminar meu segundo romance, Cinco Anos II (Título Provisório). A continuação de Cinco Anos contará a história dos primeiros cinco anos de casamento do casal protagonista, os desafios de adaptação, as alegrias e dilemas que precisarão enfrentar no início de suas vidas como marido e mulher.

 Além de Cinco Anos II, sem data de lançamento definida, tenho dois livros planejados para esse ano: um de aspecto cristão e a transformação do conto "Marcas do Passado" em livro. Fora eles tenho vários projetos para os próximos anos.

 Contatos de Cristiane Broca

 Site: www.cristianebroca.com.br

 Facebook: https://www.facebook.com/cristiane.broca.3

 Fanpage Cinco Anos: https://www.facebook.com/livrocincoanos

 Youtube: http://www.youtube.com/user/cristianebroca

 Twitter: https://twitter.com/cristianebroca

 Instagram: http://instagram.com/cristianebroca

 

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp