26/02/2024 às 23h35min - Atualizada em 26/02/2024 às 23h29min

Cientistas descobrem proteína que pode ajudar a reverter o envelhecimento

A proteína COG foi identificada como um fator na regeneração de plantas, mas ela também está presente em humanos, o que abre margem para investigar também o seu poder no corpo humano, explica a cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento, Dra. Elodia Avila

Durante um estudo, publicado na revista científica Nature Plants, focado na compreensão da resposta de algumas plantas ao stress os cientistas notaram que um organelo e uma proteína podem ser responsáveis por fazer as plantas sobreviverem.

Para entender o impacto da proteína COG nas células vegetais, a equipe modificou algumas plantas para que fossem incapazes de produzi-la. Sob condições normais de crescimento, as plantas alteradas cresceram normalmente. No entanto, ao privar as plantas de luz, essenciais para a produção de açúcar a partir da luz solar, as folhas das plantas sem COG apresentaram sintomas como amarelamento, enrugamento e afinamento. Estes indicativos sugeriram a iminência da morte das plantas em resposta à falta de luz. 

Após os pesquisadores revertessem a mutação, reintroduzindo a proteína COG, as plantas se recuperaram rapidamente, retomando a vitalidade.

O achado foi recebido com empolgação pela comunidade científica pelo fato de que outros organismos também possuem esse tipo de substância, como os seres humanos, o que abre margem para novas descobertas sobre o seu papel no envelhecimento humano.

De acordo com a cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento, Dra. Elodia Avila, idealizadora e apresentadora do podcast “O segredo da Longevidade” a descoberta amplia o conhecimento sobre fatores relacionados ao envelhecimento humano, o que ajuda a, posteriormente, desenvolver-se técnicas para desacelerar o processo.

Já se conhecem diversos sistemas, processos, substâncias, entre outros fatores relacionados ao envelhecimento humano, mas cada vez mais novos fatores de influência têm sido descobertos, o que é natural uma vez que o envelhecimento é um processo multifatorial”.

Mas entender quais outros fatores estão envolvidos no processo ajuda a desenvolver melhor novos métodos para desacelerar o envelhecimento”, explica a Dra. Elodia Avila.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp