15/02/2024 às 23h06min - Atualizada em 15/02/2024 às 22h54min

Depressão pós-parto: Como o Yoga pode ajudar a prevenir esse problema

A depressão pós-parto impacta não apenas a saúde mental, mas também a relação das mães com o recém-nascido. No entanto, a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, destaca a eficácia do Yoga na prevenção e tratamento desse problema

Com uma incidência que afeta cerca de 20% das mulheres após o parto, a depressão pós-parto é um problema comum que gera sentimentos intensos de tristeza, ansiedade e exaustão, tendo grandes impactos na saúde física e mental da mãe, assim como na dinâmica familiar.

De acordo com a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, que incorpora o Yoga em sua rotina diária durante a atual gravidez, ressalta a importância da prática como um meio eficaz de proporcionar relaxamento, equilíbrio emocional e conexão mente-corpo.

O Yoga oferece técnicas, como o pranayama (exercícios de respiração) e posturas específicas, que contribuem para o bem-estar geral, reduzem o estresse e fortalecem o suporte emocional, sendo fundamentais no período pós-parto”.

Um estudo recente publicado na revista científica "Complementary Therapies in Clinical Practice", reforça a eficácia do Yoga como terapia complementar promissora para a depressão pós-parto. O estudo, que envolveu 57 mulheres, demonstrou que 78% delas experimentaram mudanças clínicas significativas após participarem de sessões de Yoga ao longo de 8 semanas”.

4 posições de Yoga para ajudar no pós-parto:

01 -  Virasana:

[caption id="" align="alignnone" width="412"]
virasana.jpg

virasana.jpg

Bruna Tiboni Kaiut © MF Press Global[/caption]

Comece sentada com os joelhos dobrados, afaste os pés para os lados dos quadris, mantendo os tornozelos alinhados com os joelhos. Sente-se entre os tornozelos, mantendo a coluna ereta. Permaneça na posição por 1-2 minutos, focando na respiração profunda e relaxamento”, ensina Bruna Tiboni Kaiut.

02 -  Viparita Karani (Pernas para cima na Parede):

[caption id="" align="alignnone" width="412"]
image.png

image.png

Bruna Tiboni Kaiut © MF Press Global[/caption]

Posicione-se próxima a uma parede. Deite-se de costas, estique as pernas ao longo da parede. Fique nessa posição por 5-10 minutos, respirando calmamente”.

03 - Sukhasana:

[caption id="" align="alignnone" width="412"]
Sukhasana (2).jpg

Sukhasana (2).jpg

Bruna Tiboni Kaiut, Ravi Kaiut © MF Press Global[/caption]

Sente-se no chão com as pernas cruzadas. Coloque as mãos nos joelhos ou apoiadas na barriga, mantenha a coluna relaxada e feche os olhos e respire profundamente por 3-5 minutos”.

04 - Supta Badakonasana:

image.png

image.png

Deite em um local firme e confortável, junte as solas dos pés, deixe os joelhos caírem para os lados e descanse as mãos na barriga. Permita que os joelhos relaxem em direção ao chão e mantenha a posição por 3-5 minutos, concentrando-se na respiração e relaxamento pélvico”, explica Bruna Tiboni Kaiut.

Dicas para praticar Yoga no pós-parto:

01 - Inicie com Cautela:

Evite comparações, essa trajetória é sua e é única, respeite e acolha as mudanças do corpo no pós-parto, comece com posturas suaves, aumentando a dificuldade aos poucos”, conta.

02 - Pratique Pranayama:

Também dedique tempo aos exercícios de respiração e experimente respiração abdominal para acalmar a mente”.

03 - Gentileza Consigo Mesma:

Reconheça as limitações do corpo neste período e mantenha uma abordagem compassiva

04 - Estabeleça uma Rotina:

Reserve um momento regular para a prática, mesmo que seja curto, o mais importante é a constância. Construa consistência para colher benefícios a longo prazo”, ressalta Bruna Tiboni Kaiut.

Dessa forma, as mães podem incorporar o Yoga de forma segura e gradual em sua rotina pós-parto. Ao adotar a prática regular de Yoga, as mulheres podem fortalecer não apenas seus corpos, mas também suas mentes, construindo uma base sólida para uma maternidade saudável e equilibrada”, finaliza.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp