15/02/2024 às 22h53min - Atualizada em 15/02/2024 às 22h43min

É possível engravidar após a retirada de miomas? Especialista responde

Quanto mais precoce for o tratamento, maiores as chances de preservação do útero, afirma o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva

Os miomas uterinos são tumores benignos muito comuns na vida das mulheres. De acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cerca de 80% das mulheres em idade fértil tenham miomas. Em alguns casos os miomas podem crescer bastante e sua retirada estar ligada à remoção do útero, um grande problema para mulheres que desejam engravidar.

Quando o útero deve ser retirado na cirurgia de miomas?

De acordo com o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva, a remoção do útero é feita principalmente quando os tumores crescem demais.

A cirurgia de remoção dos miomas, em sua maioria, também estão ligados à retirada também do útero, principalmente quando os miomas crescem em demasia, ou seja, quando o tratamento é feito com o problema já avançado e quando, após a remoção do mioma, não se pode reconstruir o útero”.

O útero pode ser preservado mesmo com a retirada dos miomas?

O principal fator que ajuda na preservação do útero após a retirada dos miomas é a identificação e tratamento precoce do problema, afirma o Dr. Alexandre Silva e Silva.

Existem alguns tratamentos que podem ser feitos contra os miomas, como o uso de hormônios, DIUs e medicamentos como progesterona e implantes hormonais que contenham anti-estrogênicos que ajudam a controlar o crescimento e os sintomas dos miomas, mas nem todas as mulheres têm boas respostas a este tratamento”.

Para quem deseja gestar o tratamento mais indicado é a cirurgia minimamente invasiva que busca preservar o útero mesmo com a retirada dos nódulos de mioma, mas para isso é preciso que eles não estejam tão grandes, ou seja, é fundamental que o tratamento seja feito precocemente”, explica.

Principais sintomas de miomas

- Aumento do sangramento menstrual;

- Dores abdominais;

- Cólicas fortes e frequentes;

- Aumento do volume abdominal;

- Dor após as relações sexuais;

- Urgência miccional;

- Intestino preso (obstipação intestinal);

- Dificuldades para engravidar.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp