31/01/2024 às 10h54min - Atualizada em 31/01/2024 às 10h53min

Como funciona o empréstimo consignado? Entenda tudo aqui

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Embora o solicitem com muita frequência, muitos brasileiros não entendem totalmente como funciona o empréstimo consignado. O serviço é extremamente popular devido às suas facilidades de pagamento e possibilidade de fazer a contratação, mesmo que esteja com o nome restrito nos birôs.

Justamente pelo fato de ser tão procurado pelas pessoas, pode acontecer dos solicitantes fazerem inúmeros pedidos de crédito e terem metade da renda prejudicada. Embora seja um bom auxílio em primeiro momento, é fundamental avaliar em qual momento o consignado é realmente útil. Confira mais!

O que é empréstimo consignado?

O consignado é uma modalidade de crédito, em que uma instituição financeira empresta uma quantia para uma pessoa que se enquadra em regras específicas. Os valores das parcelas são descontados automaticamente em folha de pagamento, o que permite o credor oferecer melhores condições de pagamento e taxas de juros baixas.

Os bancos não se preocupam porque sabem que os clientes pagarão todos os meses, até que o crédito seja concluído. Por isso, é fundamental saber como funciona o empréstimo consignado para assim ter proveito de todos os benefícios que ele tem a oferecer, pois se trata de um serviço fácil de contratar, com poucos juros e parcelas maiores.

Saiba detalhes de como funciona o empréstimo consignado?

A cobrança das parcelas do consignado é feita diretamente da folha do seu pagamento. Não há necessidade de emitir uma fatura e pagar o que deve manualmente, assim poupa mais tempo e garante ao banco que os valores sejam quitados corretamente.

O ideal é que você simule empréstimo consignado online para descobrir os valores disponíveis ao seu perfil e qual o prazo de pagamento. Dessa forma, você tem mais segurança para realizar o seu pedido com uma instituição financeira de qualidade. 

Entenda mais detalhes sobre seus diferenciais a seguir:

Crédito descomplicado

É possível contratar o serviço de maneira simples e rápida, justamente pelo fato dos bancos não se preocuparem tanto com o seu perfil, pois realizam as cobranças automaticamente na folha de pagamentos. E por esse motivo, é uma opção bem descomplicada para quem se enquadra nas regras e precisa de crédito.

Parcelas fixas

As parcelas são fixas e definidas no momento que você solicita o seu crédito consignado. Assim, você saberá exatamente o valor das parcelas mensalmente, e poderá se planejar mais facilmente.

Taxas de juros mais atraentes

As taxas de juros são menores quando comparadas ao crédito pessoal. Uma das desvantagens do crédito pessoal é o fato de haver juros altos, que encarecem o empréstimo e o tornam pouco vantajoso. Entretanto, com o consignado você consegue fazer a solicitação facilmente porque as taxas são menores e não te prejudicam no longo prazo.

Risco de necessitar quitar a dívida de uma vez se sair do emprego

No caso de profissionais que tenham feito a solicitação, precisarão pagar a dívida de uma única vez, caso percam o emprego. Afinal, como sabemos, os descontos são feitos em folha e, se o pagamento do seu salário não é feito, haverá a necessidade de analisar novas alternativas para quitar o que está em aberto.

Quem pode solicitar um empréstimo consignado?

Servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS têm o direito de fazer a solicitação do empréstimo consignado no momento que desejarem. Funcionários de empresas privadas também podem, caso a empresa tenha essa possibilidade disponível para seus colaboradores.

Os militares ativos, inativos ou pensionistas das Forças Armadas também podem solicitar.

Qual é o valor máximo de um crédito consignado?

Os valores são definidos exclusivamente pelas instituições financeiras, de acordo com a margem consignável disponível. O banco avaliará o seu perfil e definirá se é correto aceitar o seu pedido ou não, pois este é um fator que depende das políticas de crédito. A margem é de no máximo 35% para empréstimos.

É mais indicado você pesquisar o quanto precisa antes de solicitar o crédito consignado. Pois, as pesquisas permitirão que você faça o pedido correto, no tempo adequado e sem prejudicar totalmente a sua renda, que é um problema grave e muito recorrente entre os aposentados.

Compreender como funciona o empréstimo consignado permitirá que você faça o pedido de um bom crédito, que te ajudará a realizar os seus maiores sonhos. Seja criterioso em suas escolhas e sempre tire as suas principais dúvidas com o gerente responsável por seu atendimento! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp