10/04/2015 às 02h40min - Atualizada em 10/04/2015 às 02h40min

INVEJA

Fotografia: Sanny Soares

A mais infeliz ignorância de grande parte dos seres humanos é não viver a própria vida. O sentimento de inveja nada mais é que o ciúmes da vida alheia junto a incapacidade de ser tão admirado quanto a pessoa invejada.
A inveja destrói, o invejoso gasta energias na tentativa de denegrir a pessoa em questão, ao invés de usar seu esforço para fazer algo produtivo e com benefícios próprios.
Geralmente o invejo é uma pessoa com baixa estima, perdida no que realmente quer da vida, uma pessoa sem foco, que ao invés de ter “luz própria, tenta apagar a dos outros para tentar se sobressair”.
Inveja deveria ser tratada como doença em clínicas psiquiátricas, pois o invejoso desperdiça parte de sua vida observando A dos outros, vendo a sua própria vida passar “no espelho da existência”.
Ele não admite a situação atual em que se encontra e literalmente enlouquece com osucesso dos outros.
A inveja é o mal de grande parte das pessoas, o pior é que a inveja reflete na vida do invejado, faz mal e deixa um sentimento de raiva e revolta.
A felicidade do invejoso não é o próprio crescimento pessoal, o invejoso é uma pessoa tão “infeliz e medíocre” que a felicidade dele é ver o invejado mal, pra baixo, literalmente triste e arrasado.
“Se os invejosos usassem a mesma energia que tem para prejudicar as pessoas, em prol do bem ou ao seu próprio benefício, eles não seriam os invejosos e sim os invejados”.

Análise de três situações que causam inveja:

Beleza: Grande parte das pessoas não estão no padrão de beleza estereotipado pela mídia, não são capas de revistas, nem “modelos”. No momento que algumas pessoas que sofrem por isso enxergarem que a vida não se baseia em um rosto bonito e que a beleza está na largura do seu sorriso e na bondade dos seus atos, enxergaram que têm mais brilho e luz que muitas outras pessoas consideradas bonitas pelo físico, mas que na maioria das vezes não representam nada, devido a atitudes mesquinhas e tamanho grau de superioridade.

Quer ser bonito? Procure beleza em você mesmo, ressalte o que tem de melhor, concentre-se em sua própria vida e pare de se espelhar em outras pessoas com sentimento de inveja, seja autêntico. Não é depreciando os outros que você irá aparecer!

Dinheiro: As pessoas que possuem dinheiro são geralmente invejadas, muitas pessoas pensam como seria se tivessem a posição delas várias e várias vezes. Mas será que saberiam administrar a vida pessoal e profissional se tivesse tal posição? Quando as pessoas atingem um patamar financeiro é pelo mero motivo de estarem preparadas para estarem nessa situação em que vivem, se desenvolveram intelectualmente para isso, muitos herdaram e estão acostumados a ter alguém que administre, outros são infelizes e não valorizam, pois sempre tiveram tudo que os bens materiais podem oferecer e outras vezes também invejam a felicidade de quem consegue viver feliz na simplicidade.
Será que os invejosos já se perguntaram o que realmente traz felicidade? Dinheiro dá um empurrãozinho e é algo almejado pela maioria dos seres humanos, ter dinheiro é de fato muito bom, mas perder tempo invejando a vida dos outros é extrema “burrice”, pois você não terá proveito nenhum, afinal, perderá tempo de estar ganhando o seu e de estar desenvolvendo-se para isso.

Sucesso: A palavra sucesso possui muitas variáveis, podemos chegar ao nível almejado em nossas carreiras, o problema de muitas pessoas em não conseguir chegar a esse patamar é a falta de persistência no que se quer, e ao invés de trabalhar para “chegar lá”, nada mais fazem além de invejar a vida dos que batalharam para estar em tal posição.
No caso de famosos, pouquíssimas pessoas conquistam a fama, independente da proporção. O que os invejosos não conseguem enxergar é que ela tem benefícios e malefícios, mas como sempre o invejoso quer “secar a vida alheia”.
Já pensaram que ser famoso não deve ser fácil? Além da quantidade de invejosos querendo saber da sua vida, ainda espalham maledicências como se fossem verdade. O famoso não consegue sair de casa sem fazer no mínimo uma foto com um anônimo, é praticamente obrigado a falar com as pessoas na rua como se já as conhecesse há anos, senão as mesmas já saem falando que o tal famoso é ruim ou antipático.

Tem que o tempo inteiro “policiar” suas atitudes e palavras para que não seja mal interpretado. Não tem vida social normal, precisa estar sempre preocupado com o que os outros estão pensando a seu respeito. Um desentendimento amoroso se transforma em notícia publicada e aquela aventura sexual em lugares públicos, nem pensar!

Hoje em dia devemos estar preparados para as piores “puxadas de tapete” existentes, porque a humanidade está tão preocupada com esteriótipos que esqueceram de se espiritualizar, se tornarem de fato interessantes, pois são tão ignorantes que preferem viver a vida alheia a viver a própria felicidade.

O problema é quando a admiração motivadora se transforma em rancor pelo que não se consegue ser, possuir e parecer. A inveja é auto-destrutiva.
Batalhe pelo que você quer, não se compare aos outros, seja autêntico, só assim você será notado, não por se parecer com alguém e sim por ter seu próprio diferencial.  Aprenda a se amar e ser feliz com o que possui, vibre com as pequenas conquistas, delas surgiram outras maiores.

Um simples sorriso derruba qualquer rompante e superioridade, a beleza vem de dentro pra fora, por isso dê valor ao seu interior.
(Sabrinna Zanini)

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp