30/12/2023 às 18h14min - Atualizada em 30/12/2023 às 18h06min

5 conceitos japoneses para incluir na sua vida em 2024. Confira

O ano de 2024 está chegando e muitas pessoas já começaram a elaborar as suas tradicionais listas de promessas para o ano novo. Além das mais comuns como fazer dieta e economizar, cada vez mais os projetos voltados para bem-estar mental e físico têm ganhado espaço nesses planejamentos.

De acordo com o professor de yoga, naturopata e entusiasta por saúde e bem-estar, Ravi Kaiut, é preciso pensar além dos desejos básicos para ter realmente equilíbrio na vida.

Quer conhecer as prioridades de alguém? Dê uma olhada na sua lista de promessas de ano novo. Quando ela foca apenas em bens materiais você pode perceber claramente que essa pessoa não prioriza a sua saúde e equilíbrio, por exemplo, por isso, dar uma atenção especial a esses pontos ajuda a estabilizar todos os outros”.

5 conceitos japoneses que você deve incluir no seu dia a dia em 2024

Existem conceitos japoneses milenares que têm se tornado cada vez mais conhecidos e que podem ajudar nesse caminho de equilíbrio e busca pela saúde e bem-estar geral, conheça os principais conceitos que podem ajudar a guiar seu ano novo:

01 - Ikigai: “O Ikigai diz respeito a encontrar o que amamos, somos bons em fazer, o que o mundo precisa e o que nos traz recompensas, o nosso propósito de vida. É descobrir nossa razão de acordar todo dia, trazendo significado e satisfação à vida, o que é essencial para nos dar disposição e entusiasmo”, afirma Ravi Kaiut.

02 - Wabi-Sabi: “Esse conceito está ligado com apreciar a beleza da imperfeição, significa aceitar que nada é perfeito, valorizando as falhas que tornam a vida realmente autêntica, fazendo evitar cobranças exageradas”.

03 - Shikita Ga Nai: “Grande parte da nossa felicidade é entender que nem tudo está nas nossas mãos. O Shikata Ga Nai foca justamente nisso, em reconhecer que há coisas fora do nosso controle e nos motiva a direcionar nosso foco para o que podemos influenciar”, reforça Ravi Kaiut.

04 - Kaizen: “Kaizen é buscar melhorias constantes na vida, valorizar mudanças graduais, reconhecendo seu impacto ao longo do tempo. Esse conceito ensina a focar no desenvolvimento contínuo, incentivando pequenos passos para alcançar grandes objetivos”.

05 - Gaman: “O conceito Gaman é direcionado a ensinar que a vida oscila entre altos e baixos de forma natural, e que para lidar com isso da melhor forma possível é necessário ter maturidade emocional, autocontrole e paciência para enfrentar desafios”, explica Ravi Kaiut.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp