30/12/2023 às 17h57min - Atualizada em 23/12/2023 às 17h51min

Festas de fim de ano: Alimentação pode afetar a saúde do seu coração

A comida e a bebida são dois dos grandes destaques nas festas de fim de ano e nas tradicionais ceias de Natal e Ano Novo, o que faz com que muitos acabem cometendo exageros que podem afetar a sua saúde, principalmente do coração.

A alimentação é um dos principais pilares da saúde cardiovascular, mas quando ela é feita de forma desregrada uma série de sintomas podem ser sentidos, como explica o médico cardiologista Dr. Roberto Yano.

“Uma dieta inadequada, rica em alimentos processados, gorduras saturadas e açúcares, pode prejudicar seriamente a saúde do coração. O consumo excessivo de sal pode elevar a pressão arterial, aumentando o risco de hipertensão e doenças cardíacas. Além disso, gorduras ruins podem obstruir as artérias, causando aterosclerose, que pode levar a infarto e derrames”.

Exagerar nas festas de fim de ano pode prejudicar meu coração?

De acordo com o Dr. Roberto Yano, todos precisam ter cuidados, mas pessoas com condições cardiovasculares anteriores precisam reforçar a atenção.

“Claro que não é o que você come em um dia que irá determinar a sua saúde geral, mas esse tipo de hábito se estende, principalmente em longos períodos de festividade, como no fim de ano”.

“Esse tipo de exagero, por exemplo, em comidas com alto teor de gordura, açúcar, sal, em bebidas alcoólicas, pode prejudicar toda a sua saúde em geral, mas afeta especialmente pessoas com condições anteriores, por isso, estas pessoas devem ter alguns cuidados a mais”, destaca.

O que evitar comer nas festas de fim de ano?

Ter equilíbrio nas escolhas dos alimentos e bebidas é fundamental, os exageros são os maiores vilões desta época, ressalta Dr. Roberto Yano.

“A chave é fazer escolhas mais conscientes e equilibradas. Opte por porções menores e equilibradas, priorizando alimentos frescos, como frutas, vegetais e grãos integrais. Substitua gorduras saturadas por opções mais saudáveis, como azeite de oliva, nozes, castanhas e outras gorduras de boa qualidade. Controle o consumo de sal e evite excessos de doces e bebidas açucaradas”.

“Não pule refeições anteriores à festa para controlar a fome e evite ingerir grandes quantidades de comida ou bebidas alcoólicas. Para quem tem condições anteriores, como infarto prévio, hipertensão, diabetes, dislipidemia, é importante realizar exames de rotina antes das festas de fim de ano”, indica Dr. Roberto Yano.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp