22/12/2023 às 18h13min - Atualizada em 22/12/2023 às 18h07min

Conheça a verdadeira história do Papai Noel

As famílias enfeitam suas casas com luzes cintilantes, enquanto as crianças ansiosas se preparam para deixar um prato de biscoitos e um copo de leite embaixo da árvore, junto com cartinhas cheias de sonhos e desejos. No entanto, em meio a toda essa tradição encantadora, poucos param para questionar a origem de uma das figuras que personifica o espírito natalino: o Papai Noel.

De acordo com o sociólogo Luiz Fellipe Gonçalves de Carvalho, a história do Papai Noel remonta aos primórdios do Cristianismo, mais precisamente ao século 4, quando um bispo turco chamado São Nicolau ganhou destaque por seus atos generosos e caridade com os necessitados, “Ele costumava presentear as crianças perto do seu aniversário, dia 6 de dezembro, e com o tempo a lenda de São Nicolau espalhou-se pela Europa ao longo dos séculos, incorporando elementos de diversas culturas e tradições”, explica o especialista.

Durante a Reforma Protestante no século 16, a figura de São Nicolau passou por transformações em diferentes regiões da Europa. Em alguns lugares, como nos Países Baixos, ele transformou-se em "Sinterklaas", enquanto em outros, como na Alemanha, foi substituído pelo Christkind, um anjo que trazia presentes. Com o tempo, essas tradições migraram para a América, onde "Sinterklaas" evoluiu para o que conhecemos como Papai Noel.

No entanto, de acordo com Luiz Fellipe, a imagem moderna do Papai Noel, com seu traje vermelho e branco, foi solidificada por contribuições literárias e artísticas, “O poema "A Visit from St. Nicholas" (mais conhecido como "The Night Before Christmas"), escrito por Clement Clarke Moore em 1822, e as ilustrações do cartunista Thomas Nast na década de 1860, foram cruciais para a criação da imagem icônica do bom velhinho”, acrescenta o sociólogo.

Mas a consolidação do Papai Noel como uma figura global veio mais tarde, na década de 1930, através de uma campanha publicitária da Coca-Cola. A empresa retratou o Papai Noel de maneira cativante, estabelecendo-o como um símbolo universal do espírito natalino.

Assim, enquanto as tradições natalinas são vivenciadas ao redor do mundo, é importante lembrar que por trás da figura do Papai Noel há uma rica tapeçaria de histórias, lendas e culturas que se entrelaçaram ao longo dos séculos, unindo pessoas em celebração à generosidade e à magia desta temporada especial.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp