22/12/2023 às 18h05min - Atualizada em 22/12/2023 às 18h01min

Festas de fim de ano: Especialista revela alimentos da ceia de natal que podem piorar dores nas articulações

Durante as festas de fim de ano existem as tradicionais ceias que costumam ser muito fartas, o que faz com que esse período seja fortemente marcado por exageros na alimentação e consumo de alimentos que podem afetar as articulações, principalmente para pessoas com condições anteriores, como artrite e artrose.

De acordo com o médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, existem alguns alimentos tradicionais de ceias de natal que podem piorar dores nas articulações e, por isso, merecem atenção.

“Quem sofre com dores nas articulações precisa ter alguns cuidados como evitar grandes esforços, levantar pesos e evitar certos alimentos, mas durante esse período, mesmo quem deveria ter esses cuidados acabam comendo comidas que podem piorar as dores articulares”.

Os alimentos da ceia de natal que pioram dores nas articulações

Os alimentos inflamatórios e laticínios são os principais vilões dessa época e devem ser evitados ou consumidos com moderação por quem tem dores nas articulações, afirma o Dr. Luiz Felipe Carvalho.

“Os grandes vilões das dores nas articulações são os alimentos inflamatórios, como comidas processadas, alimentos ricos em gorduras saturadas e derivados de leite, alimentos que contenham glúten, comidas ricas em sal e açúcar em excesso também podem contribuir para o aumento das dores”, alerta.

Cuidado também com as bebidas

As bebidas alcoólicas também podem contribuir para uma piora de dores nas articulações, destaca Dr. Luiz Felipe Carvalho.

“O consumo exagerado de bebidas alcoólicas também não é indicado para quem sofre de dores nas articulações ou tem condições anteriores, mas o consumo excessivo e recorrente durante o ano é ainda pior pois pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes para a saúde dos ossos e articulações”.

Moderação é a chave

“Não é por que você tem alguma condição que afeta as articulações que deverá viver coberto de restrições, mas é preciso ter moderação ao consumir determinados alimentos, nunca exagere ou baseie a sua alimentação totalmente neles”, indica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp