22/12/2023 às 09h20min - Atualizada em 22/12/2023 às 09h19min

Cores do ano: paleta de 2024 reflete estabilidade, escapismo e restauração

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Todo ano uma cor é eleita como tendência para o próximo. Em 2024, a Apricot Crush é a tonalidade que vai prevalecer, segundo a Worth Global Style Network (WGSN) e a Coloro. Assim como a Pantone, as empresas fazem pesquisas sobre a indústria da moda, design e comportamentos dos consumidores para prever a paleta. 

 

A cor de 2024 remete aos tons de laranja, vermelho e amarelo. Do equilíbrio das tonalidades nasce uma gradação que se aproxima do pêssego ou damasco. Trata-se de uma cor vibrante, enérgica e refrescante que promete reafirmar a esperança e a positividade, conforme defendem as empresas. 

 

O marrom terroso (Intense Rust), o roxo escuro (Midnight Plum), o cinza neutro (Sustained Grey) e o verde-pálido (Cool Matcha) são as cores complementares da paleta definida pela WGSN e a Coloro. Sobre a harmonia entre elas, a estrategista de cores da WGSN, Clare Smith, afirma à imprensa:

 

“Nossas cores-chave para o O/I 24/25 refletem a necessidade de estabilidade, escapismo e restauração. Os consumidores continuam sensíveis e cautelosos em relação ao futuro, portanto há uma necessidade de que as cores sejam mais ativas, e vemos o surgimento de tons que oferecem estabilidade e segurança em primeiro plano.”

 

A matriz de coloração quente desperta uma luminosidade calorosa, podendo ser uma tonalidade bastante explorada nas coleções de verão. Conjuntos, saias, bermudas e biquínis para a praia são exemplos de onde o tom alaranjado vibrante poderá ser encontrado. Além disso, o Apricot Crush também pode funcionar para os setores de beleza, design de interiores, tecnologia e produtos digitais.

Tendências para o verão 2024 

Por ser uma cor alegre, brilhante e versátil, a Apricot Crush poderá influenciar diversas peças para o verão de 2024. Apesar de apresentar uma tonalidade desbotada, ela transmite vitalidade e bem-estar ao evocar os benefícios naturais de frutas ricas em vitaminas, como a laranja e o damasco. 

 

Seguindo a tendência de cores frutadas, o vermelho, o amarelo e o verde também poderão ser opções para a composição de diferentes estilos. No entanto, a expectativa é que a busca seja por tonalidades suaves, visto que os tons pastel têm dominado as passarelas nos últimos tempos. O azul-claro, por exemplo, reinou nos desfiles da semana de moda em Paris. 

 

A variedade de tons pode refletir em diferentes estilos de looks, dos casuais aos mais sofisticados. A paleta vai bem em blusas ou camisetas despojadas, vestidos ou camisas com corte mais refinado e até mesmo nos trajes de moda praia, incluindo sunga, biquíni ou modelo de maiô

 

Outro segmento que terá influência dessa paleta de cor é a moda fitness. Com o verão, é comum que as pessoas exercitem-se em busca de melhorar o corpo, por isso a procura por calças leggings femininas, bermudas masculinas, shorts e blusas largas nessas tonalidades poderá ser maior.

Dicas de onde aplicar a paleta de 2024 

As cores trazidas na paleta da WGSN e Coloro podem ser utilizadas em diferentes contextos e valem para todo o ano. A combinação entre as diferentes tonalidades estará presente em todas as estações, sendo mais comuns as nuances mais claras para primavera/verão e as mais escuras para o outono/inverno. 

 

Na moda, a influência vai muito além da presença desses tons no vestuário. Elas estarão em produtos como esmaltes, acessórios, bolsas, maquiagens, sapatos e outros. 

 

Os artigos de decoração também serão alvos dessa tendência, sendo provável a aplicação do Apricot Crush, principal cor da paleta, em papéis de parede, almofadas, luminárias, vasos de plantas e outros adornos.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp