21/12/2023 às 11h19min - Atualizada em 21/12/2023 às 11h18min

Tecnologias Emergentes na Pecuária: Impulsionando o Desempenho do Rebanho

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O uso das tecnologias dentro da pecuária é cada vez mais comum em todo o mundo e é capaz de gerar resultados incríveis para esse setor.

Afinal, essas tecnologias emergentes impulsionam diretamente o desempenho do rebanho, o que é essencial em um momento no qual a demanda global de alimentos, em especial a carne, é cada vez maior.

Sendo assim, as tecnologias surgem como excelentes aliadas dentro da pecuária para que seja possível produzir mais e com maior qualidade.

Com isso, os pecuaristas podem vender mais a sua carne para o mercado interno ou externo, o que trará garantias de mais lucro e de uma maior longevidade ao seu negócio na pecuária.


A presença da tecnologia na pecuária

O uso de tecnologias e de outras variadas soluções digitais é algo muito comum atualmente dentro da pecuária.

Essas tecnologias são imprescindíveis para que as etapas dentro da cadeia produtiva possam ser totalmente otimizadas, garantindo um monitoramento melhor, uma gestão mais eficiente e um melhor controle nos processos.

Com isso, o impacto se torna positivo em toda a cadeia pecuária, incluindo a melhora do desempenho do seu rebanho.

A tecnologia permite que você tenha mais informações facilmente acessíveis para que possa tomar as suas decisões com maior sabedoria e garantir assim resultados positivos.

A produção de carne no Brasil deve ser duplicada na próxima década através do uso da tecnologia e do desenvolvimento de raças especiais como o Senepol. Essas ações vão tornando a nossa pecuária cada vez mais moderna.

A partir da implementação da tecnologia é possível ter um aumento na produção da carne bovina em um nível que é desejado pelo mercado nacional e global.

Aqueles pecuaristas que ainda não utilizam as tecnologias emergentes em suas produções estão ficando para trás.

Sem elas, os produtores não podem fazer um monitoramento nutricional eficiente, nem um manejo racional dos animais e nem acompanhar o peso deles de forma periódica de modo prático.

Acompanhar todos esses fatores através do uso da tecnologia é imprescindível para aumentar a quantidade e a qualidade da sua criação, oferecendo assim um desempenho melhor para seu rebanho em relação ao mercado.


Por que optar pelo uso da tecnologia?

Bom, é importante entender quais os pontos positivos do uso da tecnologia emergente dentro da pecuária. Aqui estão algumas das vantagens principais:

 
  • Reduz a ocorrência das falhas e dos erros nas produções nas fazendas

  • Aumenta a produtividade do rebanho garantindo carne e leite em quantidades e qualidades esperadas

  • Aumenta a sua margem de lucro no mercado

 

Bom, para começar, ao usar as várias tecnologias emergentes na pecuária, o produtor terá um ganho em relação ao tempo e à precisão dentro do seu controle de manejo em seu rebanho.

Isso significa que ele poderá reduzir os erros e falhas, e corrigi-las rapidamente quando acontecerem, de modo que isso não impacte negativamente no seu negócio.

Um outro ponto importante é que essa tecnologia vai aumentar a produtividade dentro da pecuária de corte, potencializando assim o desempenho dos seus animais e da sua fazenda, de forma geral.

Por fim, temos como resultado final o aumento da sua margem de lucro, algo que é desejado por qualquer pecuarista, não é?

As vantagens anteriores ajudam a garantir que essa vai ser alcançada com uma maior eficiência, pois com menos erros e mais produtividade, reduzindo custos e desperdícios, e aumentando os ganhos, você vai alcançar uma lucratividade maior.


Conclusão

Como pode ver aqui, as tecnologias estão cada vez mais presentes dentro da agricultura e da pecuária, otimizando os processos e assim aumentando o desempenho da produção, o que vai trazer bons retornos financeiros ao negócio.

O que achou do conteúdo de hoje sobre as tecnologias emergentes na pecuária: impulsionando o desempenho do rebanho?



 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp