15/12/2023 às 11h15min - Atualizada em 15/12/2023 às 11h10min

Como seus hormônios influenciaram no seu comportamento no ano que passou?

Este ano, você experimentou a sensação de ter os nervos à flor da pele? Enfrentou dificuldades para dormir? Sabia que os hormônios desempenham um papel crucial nesses aspectos? Ao refletirmos sobre as experiências do ano que se encerra, é intrigante compreender como essas substâncias bioquímicas influenciam não apenas o nosso estado emocional, mas também as escolhas que fazemos diariamente. O endocrinologista  Rodrigo Neves esclarece que o equilíbrio hormonal desempenha um papel central em diversos aspectos de nossas vidas.  Entenda como os hormônios moldaram não apenas sensações de estresse e qualidade do sono, mas também outros aspectos fundamentais do seu comportamento.

1. Ambiente Profissional:


Hormônios do estresse, como o cortisol, desempenharam um papel vital no ambiente de trabalho, “Pressões profissionais podem impactar diretamente os níveis hormonais, influenciando o desempenho e a tomada de decisões”, explica Rodrigo.

2. Relacionamentos Interpessoais: 
 
A oxitocina, conhecida como o "hormônio do amor", teve impacto nos relacionamentos interpessoais. Sua liberação está associada a sentimentos de confiança e vínculo, influenciando a qualidade das relações ao longo do ano.

3. Saúde Mental: 
 
A serotonina e a dopamina, neurotransmissores essenciais para o equilíbrio emocional, desempenharam um papel fundamental na sua saúde mental, "Essas flutuações nos hormônios podem ser associadas a mudanças no humor e na estabilidade emocional", acrescenta o profissional.

4. Hábitos Alimentares e Peso: 
 
Hormônios como a leptina, responsável pela regulação do apetite, podem impactar diretamente os hábitos alimentares e o peso corporal. Comer em resposta a variações hormonais pode ter sido uma influência no estilo de vida ao longo do ano.

5. Sono e Melatonina: 
 
A qualidade do sono, intimamente ligada à produção de melatonina, desempenhou um papel crucial no bem-estar geral. Distúrbios hormonais relacionados ao sono podem ter afetado o seu nível de energia e a capacidade de enfrentar desafios diários.

À medida que nos dirigimos para o novo ano, compreender a intrincada relação entre hormônios e comportamento pode oferecer insights valiosos para o autocuidado. Consultar profissionais de saúde e adotar práticas saudáveis são passos essenciais para equilibrar a influência hormonal e promover o bem-estar em 2024.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp