13/12/2023 às 21h58min - Atualizada em 13/12/2023 às 21h52min

5 dicas de um especialista para prevenir dores nas articulações. Confira

A dor, especialmente nas articulações, afeta significativamente a qualidade de vida do seu portador, limitando atividades diárias, afetando a mobilidade, sono e aspectos emocionais. Dores articulares, como artrite, restringem movimentos, gerando desconforto constante e interferindo nas tarefas cotidianas. 

A limitação funcional reduz a independência e o desempenho, causando ansiedade e isolamento social. O tratamento adequado, incluindo exercícios, medicação e terapias, é essencial para aliviar dores. No entanto, a prevenção ainda é um dos principais cuidados para manter a saúde diante de condições que causam dor, afirma o médico ortopedista e especialista em tratamentos de dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho.

A prevenção das dores nas articulações é fundamental para preservar a saúde e qualidade de vida e, mesmo que haja predisposição ou condições anteriores, os cuidados preventivos têm um grande impacto positivo”.

Como surge a dor?

A dor pode surgir de inúmeros fatores, mas ela sempre está ligada a aspectos físicos, lesões, doenças ou outras condições, e mentais, a percepção da dor. Ambos podem ser modulados pelos tratamentos disponíveis ou prevenidos com alguns cuidados específicos”, destaca Dr. Luiz Felipe Carvalho.

5 dicas para prevenir dores nas articulações

01 - Exercícios físicos regulares: “Pratique atividades físicas de baixo impacto para fortalecer músculos da região das articulações, como natação ou caminhadas,isso ajuda a fornecer um maior suporte a local”.

02 - Boa postura: “Ao sentar, levantar ou carregar pesos, busque manter uma postura adequada para reduzir a pressão nas articulações, especialmente da coluna e joelhos”, afirma Dr. Luiz Felipe.

03 - Evite movimentos repetitivos: "Movimentos repetitivos, como digitar, costurar, escrever, etc., pode gerar lesões, por isso, faça pausas e alterne atividades para evitar o desgaste excessivo das articulações".

04 - Proteção em atividades físicas: “Use equipamentos de proteção, como joelheiras ou cotoveleiras, ao praticar esportes que possam causar impacto nas articulações”.

05 - Consulte um profissional: “Realizar um bom acompanhamento e check-ups periódicos, principalmente quando possui condições preexistentes, permite tratar as dores desde o princípio e evitar que elas evoluam”, destaca Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp