06/12/2023 às 20h33min - Atualizada em 06/12/2023 às 20h29min

Inteligência Artificial: Entenda como foi feita a nova música dos Beatles

Com a assistência da inteligência artificial, os Beatles anunciaram oficialmente "Now And Then" como sua última composição inédita. A música, que conta com vocais e letras de John Lennon, que faleceu em 1980, foi originalmente uma demo dos anos 1970, aprimorada com a ajuda da tecnologia.

A data de lançamento está marcada para a próxima quinta-feira, dia 2. De acordo com a banda, esta canção representa o epílogo de sua carreira musical. Em junho deste ano, Paul McCartney revelou publicamente o uso da inteligência artificial na produção dessa nova faixa, que ele e o baterista Ringo Starr trabalharam juntos para criar. Posteriormente, McCartney esclareceu que a tecnologia foi utilizada para aprimorar as gravações, assegurando que não se tratava de uma criação artificial ou sintética, como explicou em suas redes sociais.

Nesse contexto, o empresário musical Jeff Nuno comentou que a utilização da inteligência artificial na música é um passo inovador, “Os Beatles sempre foram pioneiros e esta é uma maneira emocionante de honrar o legado da banda. 'Now And Then' promete ser um marco na história da música”, explica o especialista. A semana passada, os Beatles deixaram os fãs ansiosos ao compartilharem a imagem de uma fita cassete nas redes sociais, provocando expectativas.

Além disso, o grupo divulgou um trailer de um documentário curta-metragem inédito e anunciou a reedição de algumas de suas músicas mais icônicas, "É incrível ver como os Beatles continuam a surpreender e cativar o público, mesmo após todos esses anos. A abordagem inovadora deles para a música e o lançamento de conteúdo exclusivo são testemunhos da sua importância duradoura na indústria”, acrescenta. Este novo projeto dos Beatles inclui não apenas a demo de John Lennon, mas também um documentário de 12 minutos intitulado "Now And Then – The Last Beatles Song".

Além disso, no dia 2 de novembro, juntamente com o lançamento da nova música, está programada a divulgação de uma nova versão de "Love Me Do", o primeiro single da banda de 1962. O videoclipe de "Now And Then" também será lançado na sexta-feira, dia 3. Por fim, em 10 de novembro, os admiradores de Paul, John, George e Ringo poderão desfrutar de edições expandidas de seus álbuns "The Beatles 1962-1966" e "The Beatles 1967-1970", conhecidos como "The Red Album" e "The Blue Album", respectivamente.

Essas novas versões incluirão mixagens em estéreo e Dolby, com um total de 21 faixas inéditas. Jeff Nuno concluiu: "Essas edições expandidas proporcionarão uma nova dimensão à obra dos Beatles, mantendo seu legado vivo e relevante para as gerações futuras”.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp