06/12/2023 às 20h11min - Atualizada em 06/12/2023 às 20h05min

Fã morre durante show de Taylor Swift: Especialista explica como a desidratação pode causar paradas cardiorrespiratórias

Uma fã da cantora Taylor Swift faleceu durante o primeiro show da artista no Brasil, no Rio de Janeiro, após passar mal devido ao forte calor do local, que chegou a registrar sensação térmica de 60º C. Ana Clara Benevides, de 23 anos, desmaiou no estádio e foi reanimada no local por cerca de 40 minutos, mas teve uma segunda parada cardiorrespiratória a caminho do hospital.

Durante o show, bombeiros estimam extraoficialmente que cerca de mil pessoas desmaiaram. Fãs também questionaram a proibição da entrada com garrafas d’água dentro do estádio, mesmo com o forte calor.

O calor e paradas cardiorrespiratórias

De acordo com o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, um dos principais fatores que gera paradas cardiorrespiratórias pelo calor é a desidratação.

“O calor intenso aumenta sudorese e isso, combinado com a falta da ingestão adequada de água, faz com que haja a desidratação. Com isso, há um aumento da viscosidade sanguínea, o que faz com que o coração precise trabalhar de forma mais intensa para manter o fluxo sanguíneo, por isso, podem haver sintomas como tontura, dores de cabeça, aumento da frequência cardíaca, entre outros”.

“Esse tipo de situação é grave até mesmo em pessoas saudáveis, mas para pacientes com condições cardíacas prévias isso se torna ainda pior e aumenta o risco de problemas de saúde”, ressalta Dr. Roberto Yano.

Como evitar a desidratação durante fortes temperaturas?

“Para evitar a desidratação durante altas temperaturas, é essencial beber água regularmente ao longo do dia, mesmo se não estiver com sede. Opte por roupas leves e respiráveis, além de usar chapéu e óculos de sol para proteger-se do sol. Evite bebidas alcoólicas e cafeína, pois podem aumentar a desidratação”.

“Busque os locais mais ventilados e preste atenção aos sinais de desidratação, como boca seca, tontura e fraqueza, e busque ajuda médica se necessário”, afirma Dr. Roberto Yano.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp