20/11/2023 às 23h09min - Atualizada em 20/11/2023 às 22h50min

Dia da Consciência Negra: Os desafias das mulher negras empreendedoras

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e é uma data que destaca a importância da reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira. O dia busca combater o racismo, promover a igualdade racial e reconhecer as contribuições significativas da comunidade negra para a sociedade brasileira. 

No entanto, apesar das iniciativas antirracistas que têm ganhado cada vez mais proporção atualmente, ainda existem diversas barreiras para as pessoas negras, em especial mulheres, afirma a médica e empresária, Dra. Patrícia Santiago.

Ser uma mulher negra não é fácil com todo o preconceito e as barreiras que a sociedade impõe a você, principalmente quando você se propõe a empreender e ter sucesso profissional, não é uma tarefa fácil, não é um caminho simples, mas os resultados valem à pena”.

A dificuldade começa na sua estrutura, ou melhor, na falta dela, na falta de dinheiro, de estímulo e de meios que facilitem a sua ascensão social. A forma mais eficaz de se destacar sendo uma mulher negra é demonstrando habilidades muito acima da média, por isso, estudar e se desenvolver não é uma opção, é uma necessidade”.

Para superar o racismo e o preconceito você precisa abrir mão de muitas coisas, superar muitos desafios, mas cada degrau que você sobre te ajuda a se tornar uma pessoa melhor e uma mulher mais forte”, ressalta  Dra. Patrícia Santiago, atualmente dona de duas clínicas médicas, a STO - Serviço de Tratamento da Obesidade e a Evie by STO.

Dra. Patrícia Santiago, natural do interior do Amazonas, enfrentou desafios desde cedo, sendo criada por sua mãe, uma professora que sustentava sozinha a família. Para contribuir com as despesas, Patrícia trabalhou em diversas áreas, desde alfabetização até vendas e até mesmo em uma funerária.

Com determinação, ingressou na faculdade de medicina, graduando-se em 2013. Dedicou-se, então, ao atendimento médico no interior do Amazonas, alcançou a posição de diretora de um hospital em Manaus.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp