06/11/2023 às 23h16min - Atualizada em 06/11/2023 às 15h15min

Lesão de Neymar: “Terapia celular pode ajudar a acelerar a sua recuperação”, afirma especialista

Neymar sofreu uma lesão no último jogo do Brasil contra Uruguai e precisou sair do campo de muletas. A CBF informou que o camisa 10 rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo.

 

Neste tipo de lesão, o tempo mínimo de recuperação é de seis meses, mas em alguns casos ela pode levar até um ano, o que prejudicaria o jogador, pois em junho do próximo ano começam os jogos da Copa América.

 

Informações preliminares indicam que Neymar irá passar por uma cirurgia ainda sem data e local definidos, mas o departamento da seleção brasileira e a equipe do Al–Hilal, time árabe de Neymar, devem divulgar mais detalhes do procedimento em breve.

 

Como acontece um rompimento de ligamento cruzado

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho é bastante comum e frequentemente afeta atletas envolvidos em esportes de alta intensidade física, como futebol, futebol americano e basquete. 

 

O LCA é fundamental para a estabilização do joelho, prevenindo movimentos anormais que podem sobrecarregar a articulação e, eventualmente, levar ao desgaste precoce conhecido como osteoartrite. 

 

O diagnóstico desse tipo de lesão é geralmente realizado por um ortopedista, que avalia os sintomas, histórico de atividades que possam ter desencadeado a lesão e realiza um exame físico da articulação do joelho. Exames de imagem, como raio X, ressonância magnética, ultrassom ou artroscopia, podem ajudar a confirmar o diagnóstico e direcionar o tratamento.

 

Tempo de recuperação pode ser reduzido

De acordo com o ortopedista e especialista em dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho, além da cirurgica e abordagens não-cirúrgicas, a terapia regenerativa pode ajudar a reduzir o tempo de recuperação da lesão de Neymar.

 

A cirurgia é indicada em alguns casos de ruptura do ligamento do joelho, mas técnicas não-cirúrgicas também podem ajudar durante a recuperação, como fisioterapia, orientação nutricional e ganho de massa muscular”.

 

Mas o uso da terapia regenerativa com células tronco, que são coletadas do próprio paciente, pode ser um grande diferencial no tratamento e garantir uma recuperação mais rápida por ajudar na cicatrização da lesão e acelerar em até 50% do tempo original de cicatrização, ou seja realizando tratamento com célula tronco associado à cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior a recuperação do atleta muda completamente, acelerando muito a volta aos gramados”, afirma Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp