06/11/2023 às 10h53min - Atualizada em 06/11/2023 às 10h53min

Principais inovações tecnológicas observadas no ambiente jurídico

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A tecnologia está presente nos mais diversos setores e vem nos agraciando com inovações tecnológicas a cada dia, tanto nas empresas quanto em atividades pessoais do cotidiano. E no meio jurídico não poderia ser diferente. Diversas áreas do direito vêm recebendo uma grande influência de programas e ferramentas desenvolvidos para auxiliar e otimizar processos de alguma forma.

 

Neste artigo,abordaremos algumas das principais inovações tecnológicas observadas no ambiente jurídico e como elas contribuem com o fortalecimento e agilidade dos processos jurídicos. Acompanhe a seguir:

Software Jurídico

 

Um dos grandes avanços no meio jurídico foi a criação de softwares específicos para a área. Alguns deles permitem acompanhar todas as etapas do processo, desde a solicitação de documentos até o acordo final entre as partes..

 

Outras plataformas possibilitam a geração de documentos jurídicos, como contratos, procurações, acordos e outros documentos essenciais para o trabalho do profissional jurídico. Isto garante rapidez e precisão nas transações e, consequentemente, um ganho significativo de tempo.

Assinatura Digital

 

Uma das possibilidades que a tecnologia trouxe para o meio jurídico foi a assinatura digital. Esta é uma ferramenta que une a segurança da assinatura a prazos mais curtos, além de ser simples de adotar e difícil de ser adulterada.

 

A assinatura eletrônica urcompany também permite a validação de documentos de forma muito mais rápida e sem a necessidade de se mover de lugar.

Inteligência Artificial

 

Outro grande avanço da tecnologia no meio jurídico foi a inteligência artificial. Esta ferramenta pode agilizar processos jurídicos, principalmente no que se refere a análise de documentos.

 

A Inteligência Artificial é usada para identificar e analisar os dados, detectar padrões, reconhecer palavras-chave e fornecer aos profissionais jurídicos um feedback muito mais rápido e preciso.

Realidade Aumentada

 

A Realidade Aumentada é outro grande avanço tecnológico no meio jurídico. Esta ferramenta permite ao advogado interagir com a sala de audiências e ao mesmo tempo ter visão de todos os seus arquivos.

 

Este é um grande passo para tornar o mundo jurídico menos moroso e mais ágil. Além disso, permite que os profissionais sejam mais eficientes e os processos sejam executados mais rapidamente.

Big Data

 

O Big Data é outra área de tecnologia que teve grande influência no meio jurídico. Este recurso permite que advogados analisem grandes quantidades de dados para identificar padrões e traçar estratégias com mais precisão.

 

Além disso, os big data são usados para fornecer visualizações e informações mais complexas do que as tradicionais. Isto permite que os profissionais tenham informações mais abrangentes e possam tomar decisões mais assertivas, ou seja, sem prejudicar as partes de um processo.

Realidade Virtual

 

A realidade virtual veio como uma alternativa muito útil para os profissionais da área jurídica. Com essa ferramenta, é possível simular ambientes diversos, permitindo que os processos sejam simulados com antecedência, permitindo uma preparação melhor para o momento da audiência. Além disso, o uso da realidade virtual permite que os profissionais entendam melhor suas questões e processos.

 

De maneira geral, a tecnologia trouxe grandes avanços e mudanças muito positivas para o meio jurídico. Estas inovações possibilitam que os profissionais possam executar seus papéis de forma mais rápida e eficaz, reduzindo prazos e possibilitando a execução de processos de forma mais precisa e ágil.

 

Fique por dentro das inovações tecnológicas e otimize os processos dentro do ambiente jurídico com o que há de mais atual e moderno no mercado, agilizando assim, o atendimento ao cliente. Desta maneira, tanto o cliente quanto o trabalhador liberal ganham com o trabalho concluído em menos tempo de maneira mais rápida e eficiente.

 

Sabemos que, em se tratando de ambiente jurídico, os prazos de processos nunca foram curtos, porém, agora, com as inovações tecnológicas dos últimos anos, vislumbra-se uma agilidade maior no que diz respeito ao tempo, beneficiando assim, a todos os envolvidos. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp