30/10/2023 às 16h08min - Atualizada em 30/10/2023 às 16h07min

Logística integrada: por que você deve implementá-la?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A logística integrada é mais uma entre as tantas práticas e ferramentas disponíveis aos gestores da área que desejam modernizar sua administração logística. Afinal, com a constante evolução tecnológica e conceitual no setor, as transportadoras precisam se adaptar às transformações do mercado para manterem-se competitivas, tornando seus processos mais ágeis, rentáveis e eficientes.
 
A integração logística surge como um passo além para a logística convencional, que olha para todas as etapas da cadeia, mas sem necessariamente estar focada em integrá-las. Desta forma, ela tem como objetivo levar o modelo tradicional a um novo nível, alcançando, assim, a excelência em suas práticas.
 
A seguir, você irá conhecer mais sobre a logística integrada e o porquê de implementá-la o quanto antes em seu empreendimento. Continue a leitura para ficar por dentro dos principais aspectos deste assunto!
 

O que é logística integrada?

Podemos definir esta prática conceitualmente como o emprego de ferramentas, métodos e, principalmente, tecnologia, de forma a promover a integração de todos os processos de uma empresa do ramo logístico.
 
Isso significa que, desde a aquisição de matérias primas, passando por armazenagem e transporte, e chegando até a entrega do produto final, tudo deve funcionar como um “relógio", de maneira integrada.
 
O objetivo, como não poderia deixar de ser, é otimizar custos, reduzir prazos e aumentar a qualidade e lucratividade. Aqui, a palavra sinergia é a ordem. Todas as atividades devem funcionar em conjunto, garantindo eficiência e satisfação do cliente, seja ele uma empresa ou o consumidor final.

O uso de tecnologia na integração logística

Como já citado, as ferramentas tecnológicas são o principal pilar da logística integrada. Afinal, são elas que possibilitam o monitoramento de cada uma das etapas, bem como estabelecer e monitorar resultados, e auxiliar na transformação de dados em tomadas de decisões estratégicas. Para tanto, o gestor deve ter em mãos ferramentas dedicadas a coletar, classificar, armazenar e analisar dados.
 

Por que implementar a logística de integração?

A logística integrada auxilia as empresas do ramo a atingir dois objetivos primordiais para o modelo de negócio atual. O primeiro é a transformação digital de seus processos internos. Pode parecer que não, mas muitas coisas ainda não são automatizadas dentro de uma cadeia logística, principalmente no que se refere às práticas de coleta, organização e interpretação de dados.
 
A segunda é a otimização dos serviços prestados, aumentando eficiência, reduzindo prazos e agregando valor à experiência de seus clientes.
 
Sobre o aumento do uso de tecnologias, temos como consequência uma experiência melhor para os colaboradores de uma empresa. Afinal, esses profissionais passam a ter a tecnologia como uma aliada, aumentando a eficiência e reduzindo as práticas manuais.
 
A melhora na relação com o cliente é importante pela fidelização do mesmo. O Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2023 aponta que 74% dos consumidores são fiéis a empresas que oferecem um atendimento de excelência para eles.
 

Os benefícios da logística integrada

Para entender definitivamente as razões pelas quais se deve implementar esta forma de logística, com foco na integração, vamos falar dos benefícios e vantagens que ela é capaz de proporcionar.

Aumento da competitividade no mercado

Se a logística integrada representa um avanço em relação à logística convencional, é natural que ela também represente o fortalecimento da competitividade das empresas que a adotem. Isso acontece pois a combinação de práticas modernas e ferramentas tecnológicas promove uma cadeia logística eficiente e produtiva, capaz de lidar com as demandas e imprevistos.
 
O resultado é o aumento da satisfação dos clientes e fortalecimento da marca frente aos concorrentes. A integração logística também é atraente para o mercado financeiro, atraindo investidores de olho em bons valuations.

Redução de custos e despesas

Com essa metodologia, os gestores conseguem enxergar falhas e necessidades de melhorias em cada etapa de seus processos. Assim, é possível estabelecer planos de otimização, reduzindo gargalos e seus consequentes prejuízos.
 
O suporte tecnológico também é importante em outros contextos, como definição das melhores rotas de entregas, de separação de mercadorias e monitoramento da frota. Tudo isso ajuda a evitar erros que geram gastos desnecessários.

Incremento na lucratividade

Planejamento de gastos, definições estratégicas e contenção de despesas. Esses são alguns dos benefícios proporcionados pela logística integrada no âmbito financeiro de uma empresa do ramo, promovendo, assim, o aumento da sua lucratividade.
 
Além disso, com todas as etapas da cadeia funcionando em sinergia, e o constante monitoramento de dados e resultados, é possível encontrar soluções para antecipar crises e problemas como o desequilíbrio entre demanda e oferta, fazendo com o que o retorno sobre o investimento (ROI) se eleve, gerando impactos financeiros positivos.

Satisfação dos colaboradores

Um ambiente de trabalho moderno pode ajudar a fazer com que suas equipes trabalhem com maior satisfação, aumentando sua produtividade interna. Afinal, a qualidade da jornada de trabalho melhora, e práticas manuais são reduzidas. 
 
A tecnologia ajuda a implementar o espaço de trabalho possível, tendo como retorno profissionais motivados, inspirados e capacitados a produzirem com maior eficiência sem aumentar a jornada de trabalho.
 
Gostou de conhecer mais a respeito da logística integrada? Ela é, de fato, uma estratégia inovadora e que poderá te auxiliar muito na desafiadora tarefa de modernizar um empreendimento, mantendo-o competitivo, eficiente e rentável.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp