11/10/2023 às 20h27min - Atualizada em 11/10/2023 às 20h19min

Médica alerta 5 dicas para cuidar da alimentação durante ondas de calor

Com a chegada dos dias de muito calor e previsão de uma primavera ainda mais quente, cuidar da alimentação torna-se uma prioridade para manter o bem-estar e a saúde física. A médica Patrícia Santiago compartilha dicas essenciais para enfrentar as ondas de calor que frequentemente antecedem a estação mais quente do ano.

Evite alimentos pesados e gordurosos: Alimentos ricos em gordura podem aumentar o desconforto durante as ondas de calor. "Reduza o consumo de frituras, alimentos processados e carnes gordurosas. Eles podem sobrecarregar o sistema digestivo e aumentar a sensação de calor", aconselha Santiago.

Controle o consumo de sal: O sal em excesso pode levar à retenção de líquidos. "Evite alimentos muito salgados, como fast food e salgadinhos, e opte por temperos naturais para dar sabor às suas refeições", recomenda a especialista.

Hidratação é a chave: A Dra. Patrícia Santiago enfatiza a importância da hidratação durante dias quentes, "A água é essencial para regular a temperatura corporal e garantir o funcionamento adequado do organismo. Beba água regularmente, mesmo se não estiver com sede, e evite bebidas açucaradas ou com cafeína, que podem causar desidratação”, acrescenta a médica.

Opte por alimentos leves: Durante o calor intenso, escolha refeições leves e de fácil digestão, "Frutas e vegetais frescos são excelentes escolhas, pois são ricos em água e nutrientes", diz a profissional. Saladas, sanduíches com proteínas magras e pratos frios são opções ideais.

Aproveite os horários mais frescos: "Tente fazer refeições maiores durante as horas mais frescas do dia, como o café da manhã e o jantar. Isso ajuda a evitar o calor excessivo durante a digestão", explica a Dra. Patrícia Santiago.

Lembrando que as ondas de calor podem afetar a todos, mas são especialmente perigosas para grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com condições médicas pré-existentes. Portanto, seguir as orientações da Dra. Patrícia Santiago é fundamental para manter a saúde durante os dias quentes que antecedem o verão.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp