11/10/2023 às 19h54min - Atualizada em 11/10/2023 às 19h49min

Psicofobia: Representante feminina critica deboche de Cariúcha sobre uso de medicamentos

Durante o mês do Setembro Amarelo, dedicado à conscientização sobre saúde mental, a representante da causa feminina e presidente do MO - Mulheres Orientais, Patrícia Liu, fez uma crítica a um comentário proferido por Cariucha, funkeira conhecida por suas discussões nas redes sociais com Jojo Toddynho, durante sua participação no reality show "A Fazenda".

Em uma conversa no quarto do reality, Cariúcha debocha de pessoas que fazem uso de medicamentos controlados. "Depois eu que sou maluca (vocês são) todos malucos que tomam remédio de maluco (…) vocês que falam que são normais estão, ohhh (ela imita)… Aqui durmo pura, toda natural…", afirmou a funkeira.

A declaração não passou despercebida, e Patrícia Liu recebeu um abaixo-assinado iniciado por três mulheres que tomam medicamentos controlados para que ela se posicionasse e desse voz sobre o assunto, "Me senti ofendida. Eu faço uso de medicamentos, tentei não utilizar, mas já não podia ter controle sobre isso, sobre mim mesmo. E é o que salvou a minha vida", relatou a jornalista Taiane Santos, uma das mulheres que assinaram o abaixo-assinado repudiando o comentário de Cariucha.

Liu enfatiza que ninguém escolhe ter problemas de sono ou condições mentais, “Esse tipo de deboche, particularmente durante o Setembro Amarelo, quando se busca promover a compreensão e apoio àqueles que enfrentam desafios de saúde mental, apenas reforça o estigma prejudicial associado ao uso de medicamentos para tratar essas condições. O mês de Setembro Amarelo torna ainda mais vital que evitemos estigmatizar aqueles que buscam tratamento e apoio para suas questões de saúde mental”, afirma a profissional.

Patrícia e outras vozes nas redes sociais se levantaram contra a discriminação, destacando a necessidade de empatia e compreensão em relação às lutas individuais de saúde mental.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp