10/10/2023 às 14h48min - Atualizada em 10/10/2023 às 14h45min

Como aumentar o score: dicas valiosas que vão te ajudar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Pensando em como aumentar o score? Se chegou até aqui, é porque descobriu que está com score baixo e/ou foi rejeitado em uma solicitação de crédito. E para passar em uma nova análise de crédito, será preciso tomar algumas medidas para conseguir melhorar sua pontuação. Para te ajudar, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber. Confira a seguir!

Entenda o que é e como funciona o score de crédito

O score é uma pontuação atribuída a você quando atinge a maioridade e, com o passar do tempo, os valores podem diminuir ou aumentar dependendo de seu comportamento financeiro. Esse sistema é gerido pelos birôs de crédito, e seu objetivo é ajudar as instituições financeiras a avaliar o risco de inadimplência ao conceder uma linha de crédito com base no seu perfil e comportamento financeiro.

A pontuação funciona de 0 a 1000, sendo que quanto maior, melhor é para conseguir uma aprovação de crédito. Porém, esse valor pode variar de um birô de crédito para outro, já que cada um possui seus próprios critérios para avaliar seu perfil, sendo que o mais comum é analisar o histórico financeiro, pagamento de contas, entre outros.

Um dos mais famosos birôs de crédito no Brasil é a Serasa, a qual utiliza a seguinte classificação:

0 a 300 pontos: Muito baixo

301 a 500 pontos: Baixo

501 a 700 pontos: Bom

701 a 1000 pontos: Excelente

Ao realizar a análise de crédito, a instituição financeira consegue estimar a probabilidade de inadimplência de um indivíduo com base na pontuação e outros fatores. E assim, avaliar se concedem uma linha de crédito ou não, como um empréstimo, cartão de crédito, entre outros.

Como consultar meu score de crédito?

A forma mais prática de consultar o score de crédito é acessando as plataformas ou aplicativos oficiais dos birôs de crédito, como a Serasa.

Após, é só cadastrar-se na plataforma e criar uma conta. Feito isso, faça o login e logo na primeira página aparecerá seu score de crédito, além de outras informações, como pendências negativas. Na Serasa, a consulta é gratuita e pode ser feita quantas vezes desejar, além de poder aproveitar as vantagens do site.

12 Dicas imperdíveis de como aumentar o score de crédito

Não existe receita de bolo para que isso aconteça, afinal, o score de crédito é o resultado de uma análise criteriosa a partir de diversos fatores financeiros de um indivíduo. Mas, existem práticas que podem te ajudar a aumentá-lo, pois se relacionam com os fatores que interferem na pontuação.

Confira dicas para te ajudar nessa missão:

1. Ative o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é uma maneira de você evidenciar os pagamentos em dia, como também, seu bom comportamento financeiro ao mercado. Se baseia em um banco de dados que contém informações financeiras, como pagamentos de contas, funcionando como um currículo financeiro.

Para o Serasa Score, ele possui um peso sobre a pontuação, já que essas informações são fundamentais para a avaliação do órgão sobre o indivíduo. As vantagens de ativá-lo são diversas, como análise de crédito mais justa, melhores ofertas de linhas de crédito, e muito mais.

2. Faça a conexão bancária no Serasa Score versão 3.0

Ainda sobre a Serasa Score, agora você pode aderir à conexão bancária para compartilhar os dados bancários para o cálculo da sua pontuação. Assim, esses dados podem contribuir para a construção do seu score.

Este birô de crédito, quando adquire a liberação para verificar os seus dados, como informações cadastrais, contatos e transações financeiras, analisa o seu comportamento financeiro. Se você for uma pessoa com um bom perfil, isso pode te ajudar a melhorar sua pontuação. Para saber mais dessa novidade, confira esse artigo e entenda tudo sobre conexão bancária no Serasa Score versão 3.0!

3. Busque manter seu nome limpo

Ter o nome limpo é crucial para ter um bom score de crédito, afinal, isso demonstra que você cumpre com seus compromissos financeiros. Então, busque realizar ações que te ajudem a manter seu nome limpo, e assim construir um bom score.

4. Registre todas suas pendências financeiras

Para você assegurar que todas as suas contas sejam pagas no tempo acordado, até mesmo as que estão atrasadas, monte um registro na planilha com o nome de todos os seus débitos ativos, as datas de vencimento e os respectivos valores.

Insira neste documento outros dados, como possíveis taxas de juros inseridas nas faturas atrasadas para você ter conhecimento do quanto paga e saber o quanto deve sair do seu saldo e o valor que fica disponível.

5. Crie um planejamento financeiro com metas

Para controlar suas finanças de modo eficaz, é necessário ter um planejamento detalhado para seguir. Para isso, será preciso uma organização de todas suas despesas em uma planilha, com os valores, data de vencimento e demais detalhes, que equivale à dica anterior.

A partir disso, você poderá visualizar sua situação financeira, através do valor total das despesas e sua renda. Assim, poderá definir metas de curto, médio e longo prazo, a fim de conseguir melhorar sua situação financeira.

Por exemplo, poderá definir que vai economizar X valor por mês, ou ainda, quitar X dívidas até um determinado prazo, e muito mais. Dessa forma, você terá um norte para seguir e executar ações para atingir seus objetivos, te ajudando a manter seu nome limpo e melhorar seu score de crédito.

6. Pague suas contas até o prazo de vencimento

É fundamental pagar suas pendências até o prazo de vencimento para demonstrar ao mercado que é um bom pagador, e assim transmitir mais confiança, e com o tempo conseguir aumentar o score.

7. Regularize todas suas dívidas

Se você tiver pendências atrasadas ou negativadas, é fundamental regularizá-las para melhorar sua imagem diante do mercado. Entre em contato com o credor ou acesse a plataforma da Serasa Limpa Nome para verificar se há ofertas disponíveis para renegociação da dívida.

Fechando o novo contrato, pague em dia e nunca quebre o contrato por falta de pagamento. Assim, você vai limpar seu nome, e com o tempo, conseguirá aumentar o seu score, pois demonstrará que apesar de ter tido uma pendência negativada, você conseguiu quitá-la, melhorando sua credibilidade diante do mercado.

8. Sempre pesquise preços antes de comprar

Jamais faça compras sem pesquisar antes os preços, afinal, você pode encontrar ofertas muito mais vantajosas e assim economizar. Pesquise na internet ou vá em lojas físicas para encontrar as melhores ofertas.

9. Estude sobre finanças

Tire um tempo para você fazer um estudo completo a respeito das finanças com ajuda de vídeos, livros ou podcasts, que ensinam adequadamente como deve ser gerenciado o seu dinheiro e maneiras de você não ficar endividado.

10. Inicie um consumo consciente e evite novas dívidas

Consumir com consciência possibilita que os seus gastos sejam reduzidos, as suas contas sejam quitadas no período correto e qualquer tipo de atraso seja evitado com mais facilidade, porque você soube distribuir bem o seu dinheiro.

11. Atualize seus dados nos birôs de crédito

É fundamental estar sempre atualizando seus dados nas plataformas de birôs de crédito para que esses órgãos possam realizar uma análise mais eficaz do seu perfil financeiro. Isso pode te ajudar a manter ou melhorar seu score, caso esteja executando ações com esse objetivo.

12. Monitore seu score de crédito

Frequentemente, realize o monitoramento nos birôs de crédito para saber como está o seu score. Se você perceber que houve quedas, verifique se seus dados estão desatualizados e renove-os, além de fazer a conexão com os bancos para fortalecer sua conta e melhorar os pontos. Também verifique se não possui pendências negativadas, já que esse tipo de problema pode prejudicar muito seu score.

Ao entender como aumentar o score, fica mais fácil evitar que seu nome seja prejudicado e mal visto no mercado ou que oportunidades tentadoras de crédito sejam perdidas. Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo com seus amigos!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp