10/10/2023 às 14h45min - Atualizada em 10/10/2023 às 14h44min

Trabalho por conta própria: Ideias, vantagens e soluções

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O trabalho por conta própria se tornou muito comum entre as pessoas, principalmente depois da pandemia, onde muitas famílias tiveram suas principais fontes de renda perdidas em virtude do isolamento social, o que as forçou a se reinventar para continuar vivendo durante esse período difícil.

O que muita gente não considera é que o mercado de trabalho mudou e que hoje pessoas que trabalham de maneira autônoma podem ser regularizadas, o que garante benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, por exemplo. Para isso, é necessário se cadastrar no como MEI (Microempreendedor Individual), caso se enquadre nos requisitos do programa.

Muitas empresas atualmente optam por contratar pessoas jurídicas, uma vez que nesse modelo o regime de trabalho possui maior flexibilidade para ambas as partes além de vantagens e desvantagens que devem ser analisadas. Continue conosco para entender um pouco mais sobre o trabalho por conta própria e descubra onde atuar!

Entenda o que é trabalhar por conta própria

Trabalhar por conta, como é comumente falado, trata-se de uma prática exercida por profissionais que prestam serviços para outras pessoas ou empresas de maneira informal, ou seja, não há vínculo empregatício com eles. Por conta disso, essa mão de obra poderá ser oferecida por um determinado tempo e até mesmo para mais de uma só empresa.

Com a tecnologia e com o avanço da internet, novas profissões têm surgido e demandado mão de obra qualificada, o que possibilita a chance de contratação desses profissionais autônomos, em especial nas áreas de comunicação, design e redes sociais.

Quais são as vantagens de trabalhar por conta própria?

É possível, com o trabalho por conta própria, agregar na vida dos autônomos uma série de vantagens que podem inclusive impactar na sua qualidade de vida. Por conta disso, muitas pessoas têm optado por esse modelo de trabalho, que lhes permite ter uma maior autoridade em relação à administração de seu tempo. Confira:

  • Trabalho remoto: O trabalho remoto permite que se trabalhe de casa ou de qualquer outro lugar. A pessoa precisa apenas de um dispositivo, como celulares ou notebooks e acesso à internet para fazer suas atividades. Com isso, o trabalho se torna mais flexível, sem a rigidez do formato presencial;

  • Horários flexíveis: O trabalho por conta própria permite que o empreendedor seja responsável pelo gerenciamento de seu tempo, se organizando entre todas as suas responsabilidades, o que lhe proporciona uma melhor qualidade de vida e mais tempo para descanso;

  • Baixos investimentos: Muitas atividades autônomas não precisam de grandes investimentos, especialmente as relacionadas a redes sociais, com um computador, acesso à internet ou um telefone, já é possível começar a trabalhar sem a necessidade de se investir em nenhum equipamento;

  • Renda extra: Para pessoas que desejam ter uma renda a mais no final do mês, esta modalidade também pode ser vantajosa, o que possibilita realizar alguma atividade que se tenha domínio para lucrar financeiramente ao final do mês.

Ao trabalhar por conta própria, os autônomos conseguem exercer seus trabalhos de maneira mais flexível, além de terem a oportunidade de exercer atividades que realmente tenham interesse, o que torna os processos ainda mais vantajosos. A depender da atividade não é preciso um grande investimento, o que permite dar início nos ganhos sem gastar.

O que considerar ao trabalhar como autônomo?

Mesmo com tantas vantagens, o trabalho por conta própria também conta com alguns pontos que precisam ser considerados antes de iniciar as atividades, a fim de garantir estabilidade e segurança financeira para quem escolhe trabalhar nessa modalidade. Por isso, antes de começar, atente-se a:

  • Oscilações de rendimento e de clientes: O trabalho autônomo oscila em relação aos ganhos, onde em alguns meses se ganha mais e em outros menos, o que pode impactar as finanças, sendo necessário manter o controle dos ganhos;

  • Obtenção de crédito: Esse também é outro desafio, já que precisa-se comprovar renda para conseguir uma linha de crédito. Porém, há muitas instituiçõess financeiras que aceitam sua declaração de Imposto de Renda ou a demonstração da sua movimentação bancária.
    Além disso, é possível utilizar suas informações de pessoa física, e até conseguir valores altos de crédito. Por exemplo, através do crédito com garantia, é possível conseguir valores mais elevados, mesmo sendo autônomo. Simule online empréstimo para autônomo com garantia de imóvel e aproveite essa oportunidade!

  • Ausência de benefícios da CLT: Benefícios como seguro desemprego, 13º salário e fundo de garantia não fazem parte dos ganhos de quem trabalha como autônomo, o que pode ser um ponto negativo;

  • Entrar no mercado: A depender do ramo de atuação, as pessoas precisam correr atrás de seus primeiros clientes, o que nem sempre é uma tarefa fácil e pode levar um tempo até que eles comecem a chegar.

Considerar cada um dos pontos para começar em um trabalho por conta própria é importante. Uma dica é começar aos poucos, conciliando a atividade com outra que já esteja em andamento e conforme o desenvolvimento, a atividade secundária poderá se tornar principal.

10 ideias de trabalho autônomo que podem render dinheiro

Existem algumas atividades que podem ser exercidas de maneira autônoma, muitas delas ganharam visibilidade no mercado durante a pandemia e se mantiveram em alta por conta das transformações no mercado de trabalho. Descubra algumas opções e aposte!

1. Designer de unhas

O mercado da beleza vive em movimento e investir em design de unhas pode ser uma opção para quem deseja trabalhar com o público feminino. O trabalho consiste em fazer as unhas de maneira elaborada, com formatos e esmaltações diferentes, o que torna a estética da unha incrível.

É possível ainda se especializar em determinadas habilidades para tornar a prestação de serviço ainda mais completa, seja por conta própria, com uma cartela de clientes ou ao oferecer o serviço em um espaço de beleza, de maneira autônoma.

2. Designer de sobrancelhas

Ainda no ramo da beleza, o design de sobrancelhas é mais uma área que ganhou espaço no mundo feminino. Os serviços de micropigmentação, sobrancelha de henna ou até as mais simples como a feita com pinça estão em alta e podem agregar uma grana extra no orçamento mensal.

Assim como as unhas, é possível oferecer o serviço por conta própria ou em um estabelecimento. A dica é se especializar e aprimorar o serviço para ter cada vez mais credibilidade no meio.

3. Consultor de imagem e estilo

Os consultores de imagem e estilo são profissionais que auxiliam seus assessorados a se vestir melhor ao considerar seu estilo pessoal com peças que harmonizam com seu perfil. Atualmente muitas pessoas investem nesse ofício que ganhou popularidade na internet.

A formação em curso é necessária e as redes sociais podem ser uma porta de entrada para conquistar os primeiros clientes, através de conteúdos bem elaborados sobre esta área de atuação, aumentando a credibilidade no mercado.

4. Motorista de aplicativo

Para quem dirige e possui carro, ser motorista de aplicativo pode servir de garantia para uma renda extra ao final do mês. Para isso, é importante conhecer as opções de aplicativo disponíveis e considerar a melhor para se trabalhar. Além disso, o modelo do carro também precisa corresponder ao que as empresas estão procurando.

A opção como motorista particular é mais uma vertente de trabalho e pode ser oferecida aos passageiros, o que amplia a renda e ainda ajuda na construção de uma carteira de clientes qualificada.

5. Professor particular

Ensinar alguma coisa a alguém também pode garantir uma renda extra e por isso ser professor particular é uma alternativa a quem possui algo para ensinar. Muito mais do que disciplinas tradicionais, é possível ensinar muitas coisas, porém é importante conhecimento a respeito de qualidade.

As aulas podem ser dadas de maneira presencial ou online através de plataformas e para a comodidade do aluno é possível que elas fiquem gravadas para serem consultadas posteriormente, o que facilita a aprendizagem.

6. Social Media

O social media é o profissional das redes sociais responsável pelo gerenciamento das mídias, pois ele articula estratégias assertivas de marketing digital para que determinada página alcance bons resultados na internet.

É possível prestar o serviço para diversas empresas e garantir um bom retorno financeiro ao final do mês. Além disso, existem diversos cursos na internet gratuitos onde é possível aprimorar as estratégias e se qualificar ainda mais.

7. Confeiteiro

Durante a pandemia, muita gente vendeu bolo de pote e por que não transformar isso em um negócio lucrativo. Além do bolo de pote, muitas pessoas estão se especializando em confeitaria para vender bolos e doces por encomenda ou até mesmo oferecer buffets especializados.

O aprimoramento nessa área também é desejável, mas é possível começar com receitas simples e poucas encomendas semanais a fim de testar o público. As redes sociais, com fotos, vídeos e depoimentos das encomendas vendidas também tendem a alavancar os resultados.

8. Jardineiro

Manter o jardim bem cuidado é muito importante em uma casa até porque ele também serve como cartão de visitas da casa. Caso uma pessoa tenha conhecimento sobre como cuidar das plantas e da ornamentação desse espaço, ser jardineiro também pode ser considerado uma forma extra de ganhar dinheiro.

Para que se tenha um bom resultado, o uso das redes sociais, além de começar por jardins próximos a sua casa e de pessoas conhecidas, é uma forma mais fácil de começar os trabalhos e garantir os primeiros clientes.

9. Eletricista

O eletricista é um profissional indispensável na manutenção das casas e para fazer reparos residenciais. É necessário que seja especializado na área, com cursos técnicos ou graduações, para executar a função.

Esse é um tipo de serviço funciona muito por indicação, por isso quanto maior a qualidade do serviço prestado em cada um dos clientes, maiores serão as chances de contratação. Porém, vale a pena investir nas redes sociais para alcançar um maior público.

10. Costureira

O trabalho de costureira é muito relevante, além de ser mais uma forma de se ganhar dinheiro através da moda. Por isso, investir em fazer roupas e pequenos consertos para a vizinhança, e gradativamente aumentar a clientela, é uma maneira de começar.

Além disso, este é mais um trabalho onde a indicação conta bastante, por isso manter a qualidade nos serviços é essencial para que clientes indiquem o trabalho para outras pessoas, o que faz com que a carteira de clientes aumente assim como os ganhos.

O trabalho por conta própria pode ser uma opção para quem deseja conciliar as funções ou para quem busca uma maior independência para trabalhar com o que gosta, o que mantém sua qualidade de vida e possibilidade de lucrar com algo novo.

Por isso, ao considerar ser uma pessoa autônoma, é essencial avaliar tanto os prós como os contras antes de iniciar uma atividade. Além disso, o cadastro no MEI é importante para ter acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, o que lhe dá respaldo e maior segurança ao atuar nesse formato de trabalho. Boa sorte!

Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp