10/10/2023 às 11h24min - Atualizada em 10/10/2023 às 11h21min

Tecnologia na educação: Como potencializar o aprendizado em sala de aula?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O uso da tecnologia na educação se tornou um tema fundamental nos dias atuais, à medida que inovações tecnológicas vão tomando conta das nossas vidas e estão presentes em nossa rotina diária.

Atualmente, é muito comum encontrarmos crianças que têm acesso a aparelhos eletrônicos e à internet, como em smartphones ou tablets, e isso é um reflexo de como a tecnologia vai acompanhando as novas gerações.

Com essa proximidade das crianças e adolescentes com a tecnologia, nada melhor do que fazer uso dela em sala de aula para potencializar o aprendizado, como é o caso da utilização da lousa interativa.

Pensando em tudo isso, resolvemos trazer aqui este conteúdo explicando mais sobre como a tecnologia na educação ajuda a potencializar o aprendizado na sala de aula. Vamos lá!


O uso da tecnologia como ferramenta de educação

A utilização da tecnologia como uma importante ferramenta dentro do universo da educação já é uma necessidade que é reconhecida, inclusive, pelos profissionais de ensino.

A grande questão é que muitas vezes há o empecilho a respeito do modo como esse tipo de recurso é usado na sala de aula, o que não costuma ser sempre muito claro, gerando dúvidas e desconfianças.

Temos que entender que não basta simplesmente colocar recursos tecnológicos em uma sala de aula e achar que isso vai resolver todos os problemas.

É necessário que se saiba como empregar essas ferramentas de tecnologia, ou seja, como utilizar todas elas de uma maneira que seja mais produtiva e eficiente para a escola e os alunos que lá estudam.

Se for utilizada adequadamente, a tecnologia e suas ferramentas será de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes em sala.

Os recursos tecnológicos permitem que os alunos acessem conteúdos que sejam verdadeiramente relevantes para eles, entrem em um novo universo cheio de conhecimento e ainda possam ter uma comunicação e uma relação melhor com os professores e educadores.

No caso dos pais, também há a importância do uso da tecnologia para eles, pois ela melhora bastante a comunicação entre professores, direção e famílias, ajudando a tornar mais organizada a rotina de estudos das crianças, etc.

E quais são as ferramentas tecnológicas que podem ajudar a potencializar o aprendizado em sala de aula?


Ferramentas tecnológicas para potencializar o aprendizado dos estudantes na sala de aula

A verdade é que existem muitas ferramentas tecnológicas que podem ajudar os estudantes no seu aprendizado, melhoram a comunicação com os professores e os tornam mais interessados no dia a dia na escola.

É o caso do sistema acadêmico, por exemplo, que ajuda na otimização da comunicação de pais com educadores e com a coordenação da escola, além de permitir as matrículas online, ser um suporte aos estudantes, entre outros.

Os laboratórios de informática também são outra opção para as escolas, pois trazem um suporte maior aos alunos, além de que é possível que as aulas ocorram nesses locais.

Com isso, os professores podem incentivar os alunos a pesquisar, ler e aprender através da internet, mostrando a ele um novo mundo que vai além apenas dos jogos e das redes sociais.

Uma outra excelente ferramenta é a lousa interativa, também conhecida por Lousa Digital ou por Quadro digital, como a que a MOVPLAN oferece no mercado.

Esse tipo de lousa traz muitas ferramentas que tornam bem mais fácil a transmissão do conhecimento, sendo bem úteis para deixar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Uma lousa interativa é como se fosse uma mistura entre um computador, uma TV e um celular touchscreen, fazendo com que ela seja fácil de usar e rica em recursos.


Conclusão

Como você pode ver aqui, a tecnologia na educação é fundamental nos dias atuais e não há mais como fazer uma separação desses dois universos, que juntos podem potencializar o aprendizado de crianças e adolescentes. 

Neste conteúdo, nós explicamos mais sobre a importância que tem a tecnologia dentro da educação e algumas ferramentas tecnológicas que valem a pena usar em sala de aula.

O que achou do texto de hoje sobre tecnologia na educação: Como potencializar o aprendizado em sala de aula?

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp