06/10/2023 às 17h51min - Atualizada em 06/10/2023 às 17h49min

Quanto tempo se leva para aprender a programar?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores. Por isso, preparamos um conteúdo completo para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e quanto tempo você pode levar para aprender a programar.

Dessa forma, você pode começar a se preparar o mais breve possível e estudar a linguagem de programação que você tem mais afinidade.

Quer saber quanto tempo se leva para aprender a programar e a diferença entre os tipos de linguagem de programação? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Quanto tempo leva para aprender a programar?

A resposta mais fácil é dizer que se leva em torno de 6 meses a um ano para aprender a programar. Porém, a verdade é que esse tempo depende de vários fatores, como a linguagem de programação que você quer aprender e até mesmo a sua rotina de estudos.

Além disso, depende muito também dos seus conhecimentos em inglês. Ou seja, são vários fatores que podem influenciar no tempo que você vai levar para aprender a programar de forma eficiente em uma linguagem específica.

Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a manter uma rotina de estudos para aprender uma linguagem de programação de forma mais rápida e eficiente.

Saber inglês é essencial

Assim como em grande parte das profissões que envolvem tecnologia, saber inglês é essencial para quem quer aprender a programar. E isso não só porque grande parte dos livros e materiais de estudo estão em inglês, como também porque as linguagens de programação foram feitas em inglês.

Por isso, a nossa recomendação é que, se você quer aprender a programar com mais facilidade, a melhor opção é começar a fazer um curso de inglês online. Dessa forma, você estuda sem precisar sair de casa, pode contar com a ajuda de professores nativos e aprimorar seu inglês de forma mais prática e fácil.

É preciso saber os conceitos básicos de programação

Se você já possui um nível avançado em inglês mas não sabe nada sobre programação, é preciso focar seus primeiros estudos nos conceitos básicos de programação. Esses conceitos incluem: variáveis, loops, condicionais, funções, entre outros elementos fundamentais da programação.

Além disso, os conceitos de programação front-end e back-end também devem ser estudados antes de realmente começar os estudos de uma linguagem específica. Isso porque, ao entender melhor sobre cada um dos tipos de programação, você consegue escolher qual se adequa melhor para você.

É preciso estudar programação na prática

Agora, se você já sabe os conceitos de programação e se vai ser um programador front-end, back-end ou full stack, está na hora de começar a estudar a programação na prática.

Isso é: criar seus próprios códigos, e tentar fazer isso repetidas vezes até conseguir criar sem precisar copiar de uma determinada aula ou determinado curso. E ter uma rotina de estudos de programação na prática te permite memorizar o que aprendeu de forma muito mais eficiente.

Por isso, se você não tem muito tempo para estudar ou até mesmo se não consegue ter uma rotina diária de estudos, o tempo que você leva para aprender a programar pode aumentar consideravelmente.

Então, nossa dica para você conseguir aprender a programar de forma mais eficiente é ter uma rotina diária de estudos. Nesta rotina, você pode tanto criar seus próprios códigos quanto trabalhar em projetos em grupo.

Mesmo que por pouco tempo diário, estudar diariamente diminui o tempo de aprendizado e te permite memorizar os conteúdos aprendidos mais facilmente.

É preciso levar em consideração a dificuldade da linguagem escolhida

Outro fator a se levar em consideração para o tempo que vai levar para você aprender a programar é a dificuldade da linguagem escolhida. Isso porque, linguagens como o Python e o JavaScript são linguagens mais simples e relativamente mais simples para iniciantes.

Por outro lado, linguagens como o C++ podem se tornar um verdadeiro desafio para os estudantes iniciantes e que nunca tiveram contato com a programação. Por isso, nossa dica é que você comece um curso básico, de forma a ter toda a base necessária para conseguir aprender a linguagem escolhida de forma mais simples.

Agora você já sabe que o tempo que se leva para aprender a programar depende de vários fatores, como seus conhecimentos em inglês e a linguagem de programação escolhida. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é começar a se preparar e ter uma rotina de estudos para aprender a programar de forma mais eficiente.

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp