05/10/2023 às 20h37min - Atualizada em 05/10/2023 às 20h29min

Estudantes de Medicina fazem gestos obscenos em jogo em SP. Entenda o que a lei diz sobre esses casos

Um vídeo compartilhado nas redes sociais gravado durante um campeonato ocorrido em abril deste ano, onde estudantes de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), fazem gestos obscenos nus durante uma partida de vôlei feminino gerou revolta.

O Ministério das Mulheres repudiou a atitude dos estudantes afirmando que o ato deve ser “combatido com o rigor da lei”, a Universidade também anunciou que os alunos identificados no vídeo foram expulsos do curso.

O que a lei diz sobre esses casos

De acordo com a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, o crime é tipificado pelo código penal e pode levar à prisão.

Esse é um crime previsto na legislação e deve ser investigado realmente como rigor da lei, atitudes que conforme determina a lei são criminosas e devem ser tratadas como tal”.

No artigo 233 do Código Penal Brasileiro afirma que praticar atos obscenos em público ou aberto e exposto ao público é crime punido com pena de três meses a um ano, ou multa”, afirma Dra. Lorrana Gomes, do escritório LGomesAdvogados. 

O que explica a atitude dos alunos?

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o narcisismo pode ser a principal causa de atitudes como esta.

Isso é uma atitude narcísica, pela falta de coerência e prevenção, não pensar nas consequências que isso poderia trazer e de maneira lógica, assim como a estupidez e falta de empatia. São características típicas de um narcisista”.

Pessoas narcisistas têm o córtex pré-frontal, região que regula as emoções e a lógica, o córtex cingulado anterior, região relacionada ao processamento das emoções, o córtex temporal médio, relacionado a autoimagem inflada e necessidade de chamar a atenção, assim como a amígdala e o hipotálamo, anormais”, afirma Dr. Fabiano.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp