30/09/2023 às 19h09min - Atualizada em 30/09/2023 às 19h04min

É possível reverter o envelhecimento? Pesquisadores de Harvard descobrem mecanismo capaz de rejuvenescer

Se manter jovem tem sido o grande objetivo de milhares de pessoas desde o início da civilização, desde técnicas contraditórias usadas há séculos atrás, até as mais modernas, e embasadas cientificamente, atuais.

O envelhecimento é um dos maiores desafios da ciência, entender porque, como ele ocorre e como revertê-lo talvez seja o maior alvo de diversas pesquisas ao redor do mundo, no entanto, uma equipe de pesquisadores de Harvard parece estar bem próxima de descobrir como “parar os relógios” do envelhecimento.

Nova descoberta

O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, criaram cortes de rápida regeneração no DNA de camundongos para simular o efeito de diversos fatores, como o ambiente e estilo de vida, no padrão do DNA.

Os cortes geraram um mal funcionamento no padrão epigenético do DNA, fazendo com que os camundongos aparentassem ser mais velhos, apresentando inclusive biomarcadores de idades superiores.

Após o resultado, os pesquisadores reverteram o corte inicial através de terapia genética, o que resultou em uma reversão do envelhecimento sofrido pelos camundongos.

Os resultados surpreendentes ainda não foram ampliados para entender melhor como o processo influenciaria o envelhecimento em humanos.

O segredo do envelhecimento está no nosso DNA?

De acordo com a médica e cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento, Dra. Elodia Avila, as novas descobertas podem trazer resultados mais consistentes, mas o estilo de vida continua sendo o mais importante para se manter jovem.

O estudo é, sem dúvidas, um grande avanço na pesquisa sobre o envelhecimento e aponta para uma nova técnica no DNA capaz de reverter o processo, no entanto, todos os métodos estudados, apesar de potencializarem resultados, não fazem milagres”.

A epigenética, fortemente citada no estudo, significa os fatores ambientais e nosso estilo de vida e a forma como ele influencia a nossa genética, ou seja, cultivar hábitos saudáveis, evitar o estresse excessivo, usar protetor solar, praticar atividades físicas regularmente, ter um sono de qualidade, manter uma alimentação balanceada, continua sendo a maior arma para prolongar a juventude”, afirma Dra. Elodia Avila.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp