23/09/2023 às 23h20min - Atualizada em 23/09/2023 às 23h16min

Chá de cúrcuma divulgado por influenciadoras não é permitido pela anvisa

A cúrcuma, conhecida por seu uso tanto como especiaria quanto como ingrediente para infusões, tem promovido algumas questões polêmicas nas redes sociais quanto à sua regulamentação. Muitas receitas do chá de cúrcuma são divulgadas na internet, mas o que poucos sabem, é que o item está na lista de proibições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), levantando dúvidas sobre sua utilização.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por regulamentar e garantir a segurança dos alimentos e produtos consumidos no Brasil. Segundo a instituição, a cúrcuma, também chamada de açafrão da terra, não consta no Anexo I da Instrução Normativa (IN) nº 159, de 1º de julho de 2022, que detalha quais espécies vegetais estão permitidas para o preparo de infusões.

De acordo com a especialista em medicina tradicional chinesa e estudante de neurobusiness, para que a cúrcuma seja autorizada para o uso em chás, empresas interessadas devem apresentar dados de segurança à Anvisa, “Isso significa que a avaliação da Anvisa se baseará em informações científicas apresentadas pela empresa para determinar se a cúrcuma pode ser utilizada de forma segura na preparação de chás”, explica a profissional.

Patrícia compartilha algumas informações importantes sobre o uso da cúrcuma. Ela destaca que, apesar das restrições da Anvisa, existem alternativas seguras e saudáveis para aproveitar os benefícios e seu sabor único, "Em vez de consumir na forma de chá, você pode adicioná-la às suas receitas de curry, sopas ou smoothies. É uma maneira deliciosa de incorporar a cúrcuma em sua dieta", sugere Patrícia.

Ela também menciona que outras opções de infusões estão disponíveis para substituir o chá de cúrcuma. "Você pode experimentar chás à base de gengibre, canela ou até mesmo hibisco, que têm propriedades benéficas para a saúde e são seguros para o consumo", explica.

Liu enfatiza a importância de obter informações atualizadas sobre regulamentações alimentares e de saúde, “É essencial estar ciente das regulamentações em constante evolução para garantir que você esteja fazendo escolhas alimentares seguras e saudáveis, para evitar riscos de intoxicação", acrescenta.

Portanto, enquanto o chá de cúrcuma permanece proibido pela Anvisa, é possível continuar desfrutando dos benefícios da planta de maneira segura e deliciosa, explorando alternativas criativas e saudáveis em sua dieta diária.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp