16/09/2023 às 21h50min - Atualizada em 16/09/2023 às 21h43min

Transfusão de sangue pode rejuvenescer? Estudo consegue aumentar vida de rato em 9% com sangue de rato mais novo

Nos últimos meses o empresário americano Bryan Johnson, de 45 anos, tem chamado a atenção mundial pelo seu projeto megalomaníaco de rejuvenescimento, com o qual são gastos cerca de US$ 2 milhões por ano com o apoio de uma equipe de mais de 30 profissionais, no entanto, ele tem sido bastante criticado por usar técnicas controversas e sem comprovação, como transfusões de sangue com o filho de 17 anos.

No entanto, um novo estudo britânico publicado na revista científica “Nature Aging” demonstrou que foi possível rejuvenescer um rato mais velho com transfusões de sangue de um rato mais novo, aumentando a sua expectativa de vida em até 9%, mas isso aponta para a sua utilização em humanos?

Como foi feito o processo?

A técnica utilizada pelos pesquisadores se chama parabiose, que consiste em conectar animais por seus vasos sanguíneos, após separar os animais os cientistas analisaram métricas da sua idade biológica e identificaram uma espécie de pausa.

Dois meses após a experiência, a análise dos marcadores identificou um rejuvenescimento na idade biológica do rato mais velho.

Funciona em humanos?

De acordo com a médica e cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento, Dra. Elodia Avila, é preciso ter cautela com a técnica em humanos pois não se sabe exatamente se ela possui os mesmos efeitos.

Sabemos que os ratos são bastante usados para testes do tipo, no entanto, a técnica pode ter um comportamento e resultados completamente diferentes se tratando de humanos, são necessários mais estudos para identificar se a técnica é segura  e traz resultados satisfatórios, por enquanto, não há base suficiente para afirmar isto”.

No entanto, é importante ter em mente que qualquer técnica que possa colaborar com o rejuvenescimento da idade biológica não age sozinha, cuidados ao longo da vida, alimentação, exercícios, estilo de vida, cuidados estéticos, saúde mental, tudo contribui para reduzir a progressão da idade biológica e se manter jovem por mais tempo” Explica Dra. Elodia Avila.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp