13/09/2023 às 15h00min - Atualizada em 13/09/2023 às 14h50min

Por que sentimos dor? Especialista explica o que ocorre no corpo quando sofremos alguma lesão

A dor é um processo natural e necessário para os seres vivos, ela é responsável por disparar um alerta ao organismo de que algo está lesionando o corpo, no entanto, ela ainda é alvo de diversas dúvidas e mitos.

Como ocorre a dor?

De acordo com o ortopedista e especialista em dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho, a dor não é um processo físico, químico e grande parte dela tem pode ter raízes emocionais.

“Quando nossos tecidos são lesionados os receptores de dor presentes no nosso organismo detectam o estímulo e enviam sinais até a medula espinhal que os direciona ao cérebro, onde o córtex somatossensorial interpreta e sinaliza a dor, o que desencadeia uma série de outros processos”.

“A dor, ao contrário do que se pensa, não é um processo totalmente físico, químico, muito dela vem de aspectos psicológicos e emocionais, por isso a dor não é igual para todos, a sua percepção pode variar bastante entre indivíduos e tratamentos também devem considerar o âmbito mental” Afirma Dr. Luiz Felipe.

É possível reverter a dor?

“A dor, como processo natural e importante para a autopercepção corporal é fundamental, por isso, estratégias de tratamento devem ser analisadas caso a caso para oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente”.

“Atualmente existem diversos tratamentos que podem minimizar bastante o impacto da dor em nossas vidas, em especial em doenças crônicas, envolvendo abordagens multidisciplinares, como acompanhamento psicológico, medicamentoso, comportamental, fisioterapia, bloqueio de dor, uso do tratamento com célula tronco para alívio, modulação e solução das dores além uma série de outras abordagens” Explica Dr. Luiz Felipe que está desenvolvendo em São Paulo e no átrio Grande do Sul a “Clínica Ortopedia da Dor”, especializada em consultas, exames e tratamentos voltados ao controle da dor.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp