12/09/2023 às 10h55min - Atualizada em 12/09/2023 às 10h47min

A ordem dos alimentos influencia no emagrecimento?

Muitas vezes, em busca por métodos de emagrecimento, nos deparamos com dietas restritivas que exigem sacrifícios e a eliminação de diversos alimentos. Porém, o segredo para um emagrecimento bem-sucedido pode estar em uma abordagem mais simples e surpreendentemente eficaz: a ordem dos alimentos no prato. Ao enxergarmos as refeições de uma nova maneira e administrarmos os alimentos de forma estratégica, um estudo brasileiro mostrou que podemos encontrar um caminho mais sustentável e saudável para perder peso e alcançar nossos objetivos de maneira duradoura. De acordo com a pesquisa recente liderada pela médica Dra. Lorena Balestra, especialista em emagrecimento saudável, começar as refeições com vegetais, legumes, saladas e proteínas, deixando os carboidratos por último, pode ser um auxílio para uma perda de peso bem-sucedida e sustentável.

O que chama a atenção da médica é o crescente interesse por essa estratégia, com mais pessoas buscando esse método nas consultas médicas e compartilhando resultados surpreendentes, “Estou testemunhando uma procura crescente por esse método em minhas consultas. Pessoas de diferentes perfis estão mostrando bons resultados ao adotar essa abordagem alimentar”, afirma Lorena.

O objetivo dessa técnica é a ordem pela qual consumimos os alimentos, uma variável que a pesquisa tem demonstrado influenciar significativamente na regulação dos níveis de insulina e na sensação de saciedade ao longo das refeições. "A forma como nosso corpo processa e absorve os nutrientes está diretamente ligada ao sequenciamento dos alimentos", explica a especialista.

Priorizar a ingestão de legumes, vegetais, saladas e proteínas no início da refeição tem se mostrado uma boa técnica, "Ao optar por alimentos que são digeridos de maneira mais lenta, como vegetais e legumes ricos em fibras, podemos prolongar a sensação de saciedade, algo vital para o controle de peso", acrescenta a médica.

O estudo contou com a colaboração do Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos e da Royal Society of Biology no Reino Unido. O estudo foi publicado sob o título "Método 40P/30G/30C - Nutrição ideal para uma melhor qualidade de vida" na Plataforma Sucupira.

A busca por abordagens novas para a nutrição está ganhando força à medida que a ciência avança. No entanto, como lembra Dra. Lorena, sempre é importante a orientação de um profissional de saúde qualificado. "Cada pessoa é única, com necessidades individuais. Consultar um profissional é fundamental para adotar abordagens nutricionais que sejam seguras e adequadas para cada indivíduo."

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp