08/09/2023 às 15h19min - Atualizada em 08/09/2023 às 15h14min

Segundo a OMS, a inatividade física irá afetar a saúde de 500 milhões de pessoas até 2030. Especialista ensina como se prevenir

Não é segredo que estamos nos tornando mais sedentários, até mesmo atividades físicas simples que faziam parte do dia a dia estão sendo substituídas por processo automáticos, no entanto, isso pode gerar uma série de problemas de saúde no curto e longo prazo.

De acordo com um relatório divulgado pela OMS - Organização Mundial da Saúde - em 2022, estima-se que até 2030 a inatividade física irá afetar quase 500 milhões de pessoas, gerando doenças não transmissíveis relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

É possível evitar esses impactos à saúde?

A prevenção desses problemas de saúde consiste na mudança de hábitos de vida, em especial a prática de atividades físicas, afirma o naturopata, professor de yoga e entusiasta por saúde, sono e bem estar, Ravi Kaiut.

Todo mundo tem uma boa noção sobre o que se deve fazer para cuidar da saúde geral, uma alimentação saudável e equilibrada, prática de atividade física, sono de qualidade, controle de estresse, entre outros, o grande problema é que a rotina acelerada do dia a dia faz com que muitos não consigam incluir esses cuidados no seu cotidiano”.

Como praticar atividade física tendo pouco tempo?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que a organização e saber priorizar tarefas é a chave para ter tempo para se dedicar a você, lembre-se do velho ditado: ‘Se você não tem tempo para cuidar da saúde, precisará de tempo para cuidar da doença’”.

Mas existem algumas dicas que ajudam a manter o corpo ativo quando se tem uma agenda muito corrida, uma prática que auxilia bastante nesse processo é o yoga, pois existem posições que ajudam a dar mais disposição e flexibilidade em poucos minutos e podem ser feitas até mesmo na cama, por isso, essa é uma das atividades mais buscadas”.

Outra dica importante é incluir a atividade física no seu dia a dia e não reservar poucas horas por semana para ir à academia, opte por ir a pé à padaria da esquina, troque o carro pela bicicleta no fim de semana, sempre que possível escolha escadas ao invés de elevadores, faça alongamentos sempre que tiver algum intervalo, isso lhe ajudará a ter uma rotina mais ativa” Ensina Ravi Kaiut.

Outros fatores de impacto

Apesar de ser o principal tópico, a atividade física não age sozinha, para melhores resultados é essencial contar com uma alimentação balanceada e, principalmente,um sono de qualidade, pois se você não dorme bem, não terá disposição para realizar atividades físicas”.

Tenha uma boa higiene do sono, evite luzes acesas, telas e comidas pesadas antes de dormir, pratique técnicas respiratórias e de relaxamento e durma oito horas por noite, isso também irá ajudar a fortalecer a sua saúde” Afirma Ravi Kaiut.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp