06/09/2023 às 17h12min - Atualizada em 06/09/2023 às 17h10min

Empreendedorismo digital: o que é e como começar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Em um mundo cada vez mais conectado, o empreendedorismo digital surgiu como uma revolução na maneira como pensamos, criamos e escalamos negócios.
 
De startups a influenciadores de mídia social, o universo digital abriu portas para oportunidades que não era possível imaginar há algumas décadas.
 
Mas, afinal, o que exatamente é o empreendedorismo digital?
 
Neste artigo, vamos explicar o conceito e fornecer dicas para quem deseja dar os primeiros passos em um negócio digital.

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é a iniciativa de criar e gerenciar negócios no ambiente online. Este tipo de empreendedorismo explora as oportunidades oferecidas pela internet e pelas tecnologias digitais para criar novos modelos de negócios, produtos e serviços.
 
Na maioria das vezes, esses negócios são altamente escaláveis e possuem o potencial de atingir um público global com investimentos iniciais mais baixos em comparação aos negócios tradicionais.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é capaz de oferecer uma série de benefícios para quem deseja montar um negócio, incluindo:
 
  • Acessibilidade: A natureza online dos negócios permite que empreendedores alcancem um público amplo sem a necessidade de uma presença física, como lojas ou escritórios.
 
  • Escalabilidade: Muitos negócios digitais possuem a capacidade de crescer rapidamente, atendendo a um número crescente de clientes.
 
  • Flexibilidade: O ambiente digital permite que os empreendedores ajustem seus modelos de negócios com relativa facilidade, respondendo rapidamente às demandas do mercado ou às mudanças tecnológicas.
 
  • Operações enxutas: Muitos negócios digitais operam com equipes reduzidas, aproveitando ferramentas e plataformas online para automação e otimização de processos.
 
  • Monetização diversificada: Existem várias maneiras de monetizar um negócio digital, incluindo publicidade, venda de produtos ou serviços, assinaturas, afiliações, entre outras.
 
São muitas as vantagens do empreendedorismo digital, no entanto, para chegar ao sucesso e manter os negócios, é muito importante compreender o comportamento do público e estar disposto a inovar em um ambiente em constante evolução.

Ideias de negócio para empreender no digital

O empreendedorismo digital abrange uma ampla variedade de atividades e funções, muitas das quais evoluíram com o crescimento exponencial da internet e das tecnologias digitais.
 
Vamos apresentar um resumo com diferentes negócios e profissões ligadas ao digital, para que assim, você tenha algumas ideias para empreender.
 
  • Infoprodutor: Alguém que cria e vende produtos digitais, como cursos online, e-books, webinars, entre outros.
 
  • Coprodutor: É a pessoa que se une ao infoprodutor para ajudar na criação, desenvolvimento ou promoção de um produto digital, em troca de parte dos resultados.
 
  • Afiliado: Um afiliado promove produtos de terceiros (geralmente infoprodutos) em troca de uma comissão por cada venda realizada através de sua indicação.
 
  • Gestor de tráfego: Especialista em gerar visitantes para páginas, lojas online ou plataformas digitais. Eles utilizam técnicas de publicidade paga (como Google Ads e Facebook Ads) para atrair e otimizar o tráfego.
 
  • E-commerce: Comércio eletrônico para venda de produtos na internet, através de lojas virtuais.
 
  • Marketplace: Plataformas que conectam vendedores e compradores, como Amazon, MercadoLivre e Shopee.
 
  • Influencer: Uma pessoa que tem influência nas redes sociais ou em plataformas digitais e que, através de seu conteúdo e engajamento, pode afetar as decisões de compra de seus seguidores.
 
  • Social media: Profissionais focados na gestão, criação de conteúdo e estratégia para redes sociais, como Facebook e Instagram.
 
  • Copywriter: Redatores especializados em escrever textos persuasivos com o objetivo de incentivar o leitor a realizar uma ação, como comprar um produto, inscrever-se em uma lista de e-mails ou clicar em um link.
 
  • Youtuber: Criador de conteúdo para a plataforma YouTube. Eles produzem vídeos sobre diversos temas, construindo audiências e, muitas vezes, monetizando por meio de publicidade, patrocínios e venda de produtos.
 
  • Agências de marketing: Empresas especializadas em fornecer serviços de marketing no meio digital para outras empresas.
 
Todas essas atividades têm em comum o potencial de operar no ambiente digital. No entanto, elas exigem diferentes habilidades, conhecimentos e estratégias.
 
O que é fascinante sobre o empreendedorismo digital é que em muitos casos é possível começar um negócio escalável com apenas um computador ou celular conectado à internet.

Quanto é possível faturar ao empreender no digital?

O faturamento de um negócio digital não tem limites, tendo em vista que é possível alcançar um público muito amplo.
 
Os empreendedores digitais que conseguem escalar seus negócios, podem faturar milhões, como é o caso de alguns youtubers e infoprodutores de sucesso.
 
Confira alguns fatores que podem interferir no faturamento de um empreendedor digital:
 
  • Tipo de negócio: Enquanto um e-commerce pode requerer investimento em estoque, um infoprodutor pode ter custos menores e margens mais altas vendendo cursos ou e-books.
 
  • Nicho de mercado: Alguns nichos são mais lucrativos que outros, e a demanda varia. Um nicho bem escolhido e pouco explorado pode proporcionar altos retornos.
 
  • Competência e conhecimento: A habilidade de navegar no ambiente digital, compreender as ferramentas de marketing, vendas, SEO, entre outros, tem um impacto direto no faturamento.
 
  • Concorrência: O ambiente digital é acessível, o que significa que a concorrência pode ser intensa. A capacidade de se diferenciar e inovar é importante.
 
  • Consistência e paciência: Assim como em qualquer negócio, raramente o sucesso acontece da noite para o dia. Muitos empreendedores digitais trabalharam durante anos para chegar ao sucesso.

Precisa ter CNPJ para empreender no digital?

Do ponto de vista legal, um negócio digital segue as mesmas regras e leis aplicáveis a um negócio físico, ou seja, precisa ser legalizado e pagar impostos.
 
Na prática, você até pode começar um negócio como pessoa física, mas logo vai perceber que neste formato existem muitas limitações, a começar pelos impostos, incluindo:
 
  • Carga elevada de impostos;
  • Falta de permissão para emitir nota fiscal;
  • Dificuldade para conseguir crédito e escalar os negócios;
  • Falta de credibilidade perante potenciais clientes;
  • Dificuldade de acesso à fornecedores.
 
Diante de tudo isso, não tenha dúvidas, você precisa ter CNPJ para empreender no digital. No entanto, a boa notícia é que atualmente o processo é rápido e possui baixo custo.

Conclusão

O empreendedorismo digital pode ser a oportunidade que você buscava para começar o próprio negócio e aumentar seus rendimentos mensais.
 
Escolha um tipo de atividade, estude e busque desenvolvimento, planeje o negócio e com o apoio de um escritório de contabilidade, abra o seu CNPJ.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp