05/09/2023 às 20h16min - Atualizada em 05/09/2023 às 20h05min

Com preços de até 50% abaixo da média, leilões de imóveis é solução para brasileiros que buscam economizar

Uma tendência vem crescendo para aqueles que buscam uma casa para chamar de sua com preços abaixo da média. Com quedas de até 50%, os leilões de imóveis estão se tornando uma alternativa para quem deseja entrar no mercado imobiliário ou investir. Somente no último ano, pelo menos 5.175 imóveis foram colocados à venda só em Pernambuco, apontando para uma tendência crescente em diversos outros estados.

Para aqueles que aspiram a possuir a casa dos sonhos ou um investimento sólido, os leilões de imóveis emergem com oportunidades e preços surpreendentemente acessíveis. No entanto, antes de mergulhar nesse tipo de negócio, é crucial entender o processo e tomar precauções.

Os leilões não se limitam apenas a casas e apartamentos. Eles englobam terrenos urbanos e rurais, galpões, salas comerciais e lojas. A maior parte dessas propriedades pertence a indivíduos que enfrentaram dificuldades para honrar suas prestações, resultando na retomada do bem pelos credores. Além disso, é comum que imóveis sejam leiloados devido a dívidas de condomínio e impostos em atraso.

"Participar de leilões é um ótimo negócio, mas requer atenção aos detalhes", aconselha Rafael Scodelario, corretor de imóveis e ceo da Escodelar Inteligência Imobiliária. Ele destaca que a orientação de um especialista é aconselhável para navegar pelo processo complexo, onde os valores de arrematação são apenas parte da equação. Comissões para leiloeiros e impostos de transmissão também fazem parte da conta.

Há muitos sites e jornais que oferecem detalhes sobre os leilões de imóveis, incluindo datas, locais e listas de propriedades disponíveis. "Mas infelizmente, existem sites de leilões falsos que podem resultar em perdas financeiras. Verificar a autenticidade é crucial", acrescenta o CEO.

Nesses eventos, a variedade é vasta e as regras claras. Qualquer pessoa com meios financeiros pode participar, seja sozinha ou com o auxílio de um especialista. Os leilões podem ser divididos em duas etapas, oferecendo descontos de 60%, 50% ou 30%, conforme determinado pelo juiz. O cenário pós-pandemia impulsionou os leilões online, onde lances e arremates são realizados virtualmente.

Distintos em suas motivações, os leilões podem ser judiciais ou extrajudiciais. Os primeiros são impulsionados por ordens judiciais, enquanto os últimos ocorrem independentemente de ações legais. Bancos, instituições financeiras e proprietários estão entre os organizadores dessas oportunidades únicas.

A promessa de propriedades premium por valores reduzidos é irresistível, mas Rafael Scodelario adverte para a importância de avaliar cuidadosamente as condições do imóvel, evitando surpresas desagradáveis. A flexibilidade de pagamento nos leilões judiciais também é um atrativo, abrindo portas para parcelamentos que podem dispensar a necessidade de financiamento

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp