05/09/2023 às 19h42min - Atualizada em 05/09/2023 às 18h36min

Centro de pesquisa brasileiro cria primeiro relatório que mede o QI no país

Em um salto inovador para a ciência brasileira, o CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito, em parceria com os laboratórios Nebula, vinculado à Harvard e TellmGen pela Eurofins, lançou o primeiro relatório genético capaz de medir a pontuação de QI.

De acordo com o pós PHD em Neurociência, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, os dados genéticos de inteligência colaboram com resultados de testes de QI, "Essa validação não apenas fortalece os testes de QI, mas também evidencia como a genética influencia na formação da inteligência humana. Temos algo inovador para compartilhar com o mundo”, afirma o neurocientista.

Segundo o profissional, ao compreendermos melhor como a inteligência molda o desenvolvimento humano e influencia distúrbios mentais, estamos abrindo as portas para os próximos relatórios, começando pelo estudo mais aprofundado do autismo”, acrescenta.

Segundo a mestre em Genética, Bianca Ribeiro Pizzato, centenas de variantes genéticas foram analisadas para chegar a um relatório de quase 100 páginas com os dados das principais pesquisas sobre a inteligência, “Contatamos os cientistas de alguns desses estudos que nos revelaram informações importantes. E não iremos parar por aqui, nosso banco de dados continuará sendo atualizado a medida que novas associações forem estabelecidas. Estou convicta que temos algo inovador”, ressalta a pesquisadora.

Com esses e outros estudos promissores, a ciência brasileira avança rumo a novos horizontes de descobertas sobre como os genes e a inteligência humana estão entrelaçados. O relatório pioneiro é apenas a primeira etapa de uma jornada que promete revelar muito mais sobre o potencial humano.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp